domingo, 13 de novembro de 2016

Governo irá implantar sistema de câmeras de monitoramento nos ônibus do Recife

Outras medidas também incluem o desenvolvimento de um aplicativo para denunciar situações de risco e a obrigatoriedade das empresas prestarem queixa de qualquer ocorrência

                                                                                                                                 Imagem meramente ilustrativas/Reprod. Internet
As secretarias de Defesa Social e Cidades apresentaram hoje detalhes do Plano Estadual de Enfrentamento aos Assaltos a Ônibus. Na manhã desta sexta-feira, os rodoviários paralisaram as atividades entre as 4h e 8h, pedindo mais segurança. Em uma entrevista coletiva no Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), no Bairro de São José, o governo do Estado elencou as medidas para lidar com o problema. Os principais pontos são a colocação de sistemas de câmeras de monitoramento nos ônibus e o desenvolvimento de um aplicativo de celular para denunciar situações de risco no veículo.

As empresas de transporte também terão que prestar queixas de todas as ocorrências nos coletivos, preenchendo uma planilha disponibilizada pelo Consórcio Grande Recife, que irá repassar as informações à Secretaria de Defesa Social. Caso não cumpram a determinação, as companhias estão sujeitas à advertência e multa.  O objetivo é reduzir o número de assaltos ao transporte na Região Metropolitana do Recife. Apenas em 2016, de janeiro a outubro, foram registrados 1.033 roubos a ônibus no Recife, contra 704 no mesmo período do ano passado. 

Já o Sindicato dos Rodoviários registrou 1.564 casos. Pelas contas do sindicato, em todo o ano de 2015 ocorreram 2.200 assaltos a coletivos da RMR. Para a SDS, o total foi de 798 crimes no ano passado. Este ano, a  média está sendo de cinco assaltos a coletivos egistrados por dia no Grande Recife. Uma realidade que tem deixado assustados os dois milhões de passageiros que se deslocam por dia nos coletivos.

Na lista dos lugares mais perigosos estão corredores viários e avenidas bastante movimentadas. Quem usa o transporte público relata o medo a cada viagem. Já a Polícia Militar garante que as fiscalizações e abordagens em coletivos continuam acontecendo.

Fonte: Pernambuco.com/Foto: Reprod. Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário