segunda-feira, 10 de outubro de 2016

IGARASSU: Resultado da Eleição desperta três certezas na opinião pública


Passada uma semana das Eleições Municipais, na Cidade de Igarassu uma análise popular, nas conversas de bairros, referendada por alguns cientistas políticos, chega-se a conclusão de que o povo, independente da relação trabalhos x promessas, está fadado dos modelos antigos de se fazer campanha. E com base nessa conclusão, chega-se a três certezas:

1) Yves Ribeiro (PSB) ao lado de Severino Ninho, independente das falhas, comuns a todas as gestões públicas, com orçamento municipal de pouco mais de 1 milhão/mês, realizou grandes obras e colocou Igarassu no caminho do desenvolvimento. Mas sua campanha nas Eleições/2016 faltou ser profissionalizada, caindo no pecado da mesmice das velhas campanhas. A inexistência de Marketing dispensou a exploração de recursos que o fariam atingir todos os eleitores, principalmente aqueles que não acompanharam seu trabalho na época em que foi prefeito da Cidade.

2) Mário Ricardo (PTB), candidato reeleito, durante seu primeiro mandato alegou ter tido dificuldades na gestão e por isto, realizou obras, mas não conseguiu realizar as promessas contidas em seu primeiro plano de governo. No entanto, mesmo com várias denúncias que pesam contra ele no Ministério Público, Tribunal de Contas e Polícia Federal, ainda assim conseguiu sua reeleição com uma margem muito expressiva em relação ao segundo candidato. Podendo atribuir sua vitória ao fato de ter conseguido articular uma campanha de formal profissional, a maior quantidade de vereadores de mandato ao seu lado e articular-se muito bem com os segmentos religiosos e juventude. Sua reeleição traz um grande desafio para Mário Ricardo, que dispõe de um orçamento municipal de mais de 16 milhões/mês: Realizar todas as promessas feitas durante suas campanhas. Pois o mesmo está herdando seu próprio governo.

3) Paulo Uchôa (PDT) foi o único vereador de oposição durante todo o mandato do Prefeito Mário Ricardo reeleito. Tendo sido considerado, logo no início de seu mandato, 2013, como a nova liderança política da Cidade. Fato que se consolida nesta eleição. Uma vez que, mesmo o povo optando pela reeleição do atual Prefeito, esse mesmo povo mostrou que aprova a postura séria e de agente fiscalizador e combatente do Vereador Paulo Uchôa. Após Mário Ricardo ter desbancado nomes de peso da política local, Paulo Uchôa surge como o único nome de força e projeção capaz de liderar uma forte chapa de oposição nas próximas eleições.

As análises acima descritas traduzem o sentimento de centenas de munícipes que tentam entender os recentes acontecimentos da eleição passada. 

Por Marcelo Santana/Jornal PE da Gente/Fotos; Reprodução Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário