sábado, 23 de julho de 2016

GASTRONOMIA: Truan retoma Taverna Suíça em Gravatá

Restaurante especializado em fondue, o mais antigo de Pernambuco, chega aos 48 anos

Basta subir a serra rumo ao Agreste para o termômetro registrar alguns poucos graus centígrados a menos e a gente se empacotar todo como se estivesse penando num inverno europeu. O ritual de tirar botas de couro e casacos do armário é pontual todos os anos, nos meses de junho e julho, em Gravatá. Ele, o ritual, só fica completo, entretanto, quando, ao cair da noite, os comensais se reúnem em torno de uma fumegante fondue.  

E em se tratando da receita suíça mais popular entre os pernambucanos, o restaurante Taverna Suíça é pioneiro no riscado. Fundado em 1968 por José Truan, hoje com 90 anos, quando vislumbrou potencial turístico pelas bandas de lá, inaugurando um hotel. Ao completar 48 anos, nos últimos o negócio estava arrendado por outros empresários, a casa voltou para as mãos da família Truan, uma dupla celebração, portanto. 

Os netos Joe e Henry agora tocam o restaurante de 170 lugares, ainda focado no serviço de fondue, mas mantendo o viés de culinária variada, caracterizada pelo uso de molhos cremosos, filé, sopas, pratos com porco e receitas com frango. Praticamente todos os pratos são vendidos em porções para dois e individual. 

Já quando a história é realmente a especialidade da casa, a fondue, a possibilidade de ficar em dúvida é grande. Só as panelinhas de queijo são oito. A mais procurada é a clássica, com queijo gruyère fumegante e nacos de pão para serem mergulhados. Ainda tem nas versões com brie, gorgonzola, de queijo com cogumelo seco, tipo quatro queijos e o à moda alemã, em que o queijo derretido é temperado com mostarda e acompanhado de pão, salsichão, cebolas e batatas com casca refogadas com ervas. 

Os preparos com carne podem ser servidos tanto no modo tradicional, com óleo quente na panelinha de metal, ou na chapa - mais saudável - com acompanhamentos variados, em que se destacam o quase sem fim de potinhos com molhos coloridos. Faz-se com filé, picanha bovina, picanha de cordeiro, de camarão e com mix de frutos do mar.

As fondues doces são um pequeno espetáculo à parte. Ultracoloridos, agradam em cheio as “formigas” de plantão. Tem de doce de coco, de doce de leite, de chocolate Toblerone e chocolate branco. São escoltados por uma porção sortida de biscoitos, bolos e frutas para serem melados no creme quente. E de mergulho em mergulho, o restaurante chega enxutíssimo aos 50, já, já.

Fonte: FolhaPE/Foto: Leo Motta

Nenhum comentário:

Postar um comentário