quinta-feira, 16 de julho de 2015

Fiéis celebram Nossa Senhora

Ao Longo do dia, 17 celebrações que se encerram com a tradicional procissão

O Recife em festa para comemorar o Dia de Nossa Senhora do Carmo, padroeira da Capital pernambucana, que é celebrada nesta quinta-feira (16). Esta é a 319ª edição da festa, que deverá contar com cerca de cem mil pessoas. Como não poderia ser diferente, na basílica dedicada à santa haverá, ao longo do dia, 17 celebrações, que se enceram com a tradicional procissão, às 16h. Para este ano, uma particularidade: a caminhada dos fiéis seguirá até Olinda, em um trajeto de nove quilômetros, onde as homenagens se iniciam a partir da chegada da procissão, com continuidade até o dia 26. No entanto, embora a celebração o dia seja nesta quinta, o envolvimento dos seus devotos perdura ao longo do ano. Tamanha a grandiosidade e importância de Nossa Senhora do Carmo, a Folha de Pernambuco trás, nesta edição, um pôster para seus leitores.
A aposentada Conceição Veloso, 67 anos, faz parte do grupo de pessoas que fabricam as tradicionais rosas artificiais comercializadas na festa. Neste ano, foram confeccionados dez mil exemplares, das mais variadas cores. “Trabalhamos por cerca de quatro meses. Compramos as rosas, colocamos um palito de madeira como o caule, prendemos o santinho e vendemos. Todo o dinheiro adquirido é revertido para a igreja custear a festa”, disse a devota, que há dez anos participa da ação. A satisfação pode ser vista no sorriso da senhora. “A minha mãe era devota da santa e eu dei continuidade. Enquanto tiver vida, farei parte”, garantiu.
A preferência é pelas rosas amarelas. É o que revela uma das coordenadoras da equipe de produtoras. “Já não temos mais. Fazemos de todas as cores, mas a preferência são as amarelas. Tudo o que fazemos para Nossa Senhora, recebemos em dobro. Há três anos participo da festa. Quando comecei fumava. Parei depois de que fiz um pedido”, comemorou a técnica em Enfermagem Auxiliadora Silva, 52. As homenagens serão iniciadas com uma missa às 5h. No interior da basílica serão realizadas celebrações de hora em hora. Há também um espaço externo.
A tradicional missa campal será presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, às 15h. Depois da celebração, a procissão sairá em cortejo. “Tivemos uma preparação desde o dia 1º, que chamamos o esquente para a festa, quando tivemos missas e novenas. Para o dia de celebração, teremos missas, se encerrando com a procissão. O povo veio rezar desde o início, mas para hoje estimamos em torno de 100 mil pessoas”, disse o frei Dácio Santos, reitor da Basílica do Carmo.
Fonte: FolhaPE/Foto: Felipe Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário