sexta-feira, 8 de maio de 2015

Ninho de tartarugas eclode na orla do Pina

Dos cem ovos, depositados há 55 dias, nasceram apenas 49 filhotes

Dezenas de pessoas se aglomeraram na Praia do Pina, zona Sul do Recife, no fim da tarde desta quinta-feira (7), para ver a eclosão de um ninho de tartarugas-de-pente, espécie de ocorrência mais comum em Pernambuco. Os ovos foram depositados há 56 dias, na altura do 1º Jardim, e estavam sendo monitorados por um voluntário do Projeto Tamar, de preservação das tartarugas marinhas.

Dos 100 ovos do ninho - enterrado a meio metro de profundidade e cercado por redes e estacas para evitar depredação -, nasceram apenas 49 tartaruguinhas. “Como as ondas às vezes cobrem o ninho, muitos ovos são atacados por fungos e bactérias e não vingam”, explica Adriano Artoni, voluntário do Tamar. Ele desenterrou os filhotes com ajuda de uma criança e sob os flashes de curiosos que queriam registrar o momento com seus smartphones. “Tenho muita penas desses filhotes porque os ninhos não são seguros. A autoridades deveriam cuidar melhor deles”, opina a bióloga aposentada Nara Lira, que foi à praia ver o nascimento.

O momento mais esperado foi a corrida dos animais ao mar. As tartaruguinhas precisaram de muita perseverança para enfrentar a força das ondas que as levavam de volta à praia. Essa batalha pela sobrevivência, aliás, está só começando. De 100 tartarugas nascidas, estima-se que apenas uma ou duas chegue à idade adulta. É por esse motivo que o animal está incluído na categoria Criticamente ameaçado de extinção, na lista das espécies do ICMBio.

Segundo Adriano, este foi o segundo ninho a eclodir no litoral do Recife este ano. “No outro, nasceram 86 filhotes”, conta, informando que outras 186 tartaruguinhas nasceram na Praia de Piedade, Jaboatão, onde também monitora ninhos. “Aos poucos, a população começa a respeitar nosso trabalho”, diz.

No Recife, o trabalho de fiscalização conta com o apoio da Brigada Ambiental, unidade da Guarda Municipal. “Passamos pelos ninhos três vezes por dia mas, como não podemos ficar muito tempo, é importante contar com a ajuda de parceiros como os garis e os ambulantes que trabalham na praia”, diz o guarda Omar Ramos. É bom a população acompanhar o nascimento porque aprende a valorizar esses animais.”

Em Pernambuco, a desova começa em setembro, mas o período reprodutivo se estende até maio. Quando adulta, a tartaruga-de-pente pode atingir 114 centímetros e pesar 150 quilos.

Fonte: NE10/Fotos: Divulgação/Reprod. Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário