domingo, 9 de fevereiro de 2014

Frevo completa 107 anos com programação especial neste domingo

Ritmo genuinamente pernambucano, inconfundível e capaz de hipnotizar multidões. Esse é o frevo, reconhecido como Patrimônio Imaterial da Humanidade, que comemora 107 anos neste domingo. A data, da maior importância para os pernambucanos, não poderia passar despercebida e diversas programações são esperadas no Recife e em Olinda.

 A programação especial toma conta do Bairro do Recife desde cedo e na Praça do Marco Zero mesas e cadeiras serão montadas, a partir das 7h, para que recifenses e turistas façam piqueniques. Às 15h, oito agremiações e dez orquestras saem da Rua da Moeda e da Avenida Rio Branco e desfilam pelas ruas do Recife Antigo até a Praça do Arsenal, onde será inaugurado o Paço do Frevo, presente que a cidade vai ganhar no dia do seu ritmo mais popular.

 O espaço, projeto da Prefeitura do Recife com a Fundação Roberto Marinho, é um complexo cultural que vai abordar o ritmo pernambucano a partir de diferentes vertentes e propor uma imersão em seu universo. Informação, cultura e tecnologia se reúnem no local, que vai oferecer cursos, mostras e cinema ao público, além de funcionar como um grande acervo da história do frevo e permitir uma interação dos visitantes com a memória do ritmo.

A programação continua à noite, quando sobem ao palco da Praça do Arsenal Claudionor Germano, Bloco da Saudade e o Balé Popular do Recife. Para finalizar, às 19h, será lançado o CD do I Festival do Frevo da Humanidade, concurso cultural realizado pela prefeitura em 2013.

Guinness Book
A cidade conhecida por seu grande carnaval também não poderia deixar a data passar em branco. Pelo contrário. Olinda espera entrar para a história. Mais de 250 passistas vão se apresentar  na ação, que foi batizada como A Maior Dança de Frevo do Mundo e pretende entrar para o Guinness Book, o livro mundial dos recordes. A celebração começa às 14h na Igreja e Mosteiro de São Bento e às 16h as orquestras começam a tocar. Pitombeira dos Quatro Cantos, Balé Popular e Vassourinha já confirmaram presença.

Fonte: pernambuco.com/Foto: Helder Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário