segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

ITAMARACÁ: Uma das maiores representantes da cultura popular do Brasil, Lia de Itamaracá, começa a ter seu merecido reconhecimento

Em comemoração aos seus 73 anos de vida, Lia promove uma especial roda de Ciranda, e recebe do Prefeito da  Ilha uma motivação para seu trabalho

Milhares de amantes da Cultura Popular, em especial admiradores da maior representante da Ciranda no Brasil, Lia de Itamaracá, compareceram no último sábado (21) à Praia de Jaguaribe, Itamaracá, para comemorar os 73 anos de vida da Cirandeira.

Lia agradeceu a presença de todos e mostrou-se esperançosa com a nova Administração da Ilha, que se comprometeu e praticamente já iniciou os trabalhos de revitalização e ampliação do Centro Cultural Estrela de Lia.

O entusiasmo da Cirandeira se entendeu quando o Prefeito da Ilha, Mosar Tato (PSB), subiu ao palco e, depois de narrar com muita propriedade o início da história de vida e trajetória desse ícone da Cultura, disse que em seu governo, diferente dos que o antecederam, saberá valorizar e cuidar com carinho, dessa que tornou-se um dos mais especiais e valorosos cartões postais de Itamaracá. Tato ainda disse que o Centro Cultural Estrela de Lia terá sua importância, além de servir de espaço para a realização de atividades culturais do Município, tornar-se mais um atrativo turístico para os turistas do Brasil e do Mundo.

Estiveram também presentes ao Evento, Marcelino Granja, Secretário de Cultura do Estado, Maria do Céu, representante do Ministério da Cultura e o Dr. Guilherme Uchôa, Presidente da Assembleia Legislativa do Estado. Para o Deputado Estadual Guilherme Uchôa, cuidar do patrimônio cultural é manter viva a história e a força de seu povo. Se sentindo muito à vontade, acolhido pelos que o ouviam atentamente, pôde externar sua satisfação em destinar uma emenda parlamentar de 200 mil reais, o que garantirá a tão sonhada reforma que a Sra. Maria Madalena Correia do Nascimento (Lia) aguardava há anos.

Guilherme Uchôa ainda anunciou que tem ido à Brasília com o Prefeito para articular a captação de recursos, e assim já obteve o compromisso de que ainda este ano também se dará início ao Projeto Orla de Jaguaribe, orçado em 17 milhões. E as novidades não pararam: "Trabalhar pela Ilha de Itamaracá não é uma questão de voto, mas de amor. Certamente ainda este ano teremos a reforma da Ponte que liga Itapissuma a Itamaracá, a reforma do Forte Orange e a estrada de acesso ao Sossego. Tenho certeza que daqui há quatro anos, o povo de Itamaracá sentirá orgulho em ter dado a oportunidade ao Mosar Tato em ser Prefeito desta Ilha". - Finalizou sua palavras o Deputado, que muito animado cuidou logo em descer do palco e se dirigir com a Família, sua Esposa Sra. Eva Goes, sua Filha, Giovana Uchôa (1ª Dama da Ilha) e o Prefeito Tato, para dançarem a Ciranda cantada pela Estrela Lia.

Por Marcelo Santana/Fotos: (1ª) Reprod. Internet (2ª) Marcelo Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário