sexta-feira, 29 de julho de 2016

FIG termina nesta fim de semana em Garanhuns

No sábado, o Palco Mestre Dominguinhos recebe Fulô de Mandacaru e Siba

O 26º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) chega ao fim neste final de semana. Mas o público ainda poderá curtir as atrações dos dois últimos dias.
Nesta sexta-feira (29), por exemplo, será a noite do forró, no Palco Mestre Dominguinhos, com nomes como Cristina Amaral, Maciel Melo e Santanna. A sexta-feira também terá Erasto Vasconcelos, no Palco Pop, além de Vitor Araújo, no Palco Instrumental. O teatro Luiz Souto Dourado encena a peça "Avental Todo Sujo de Ovo", do grupo Ninho de Teatro.
Já no sábado (30), o Palco Mestre Dominguinhos vai do pé-de-serra da Fulô de Mandacaru, passa pelo maracatu elétrico de Siba, até o rock de Biquíni Cavadão. No Palco Instrumental, o destaque do dia será Maestro Duda e Quinteto de Metais. Pela manhã, às 11h, a Praça da Palavra contará com uma conversa com o jornalista Schneider Carpeggiani e os escritores Ronaldo Correia de Brito e Nivaldo Tenório, sobre os livros “Ficcionais 2” e “O amor das sombras”.
Vale lembrar que as exposições de artes visuais e moda seguem em cartaz, na Casa Galeria Galpão, em ambos os dias. O Parque Euclides Dourado ainda recebe espetáculos de circo, sempre às 16h.
Alceu
A última quarta-feira (27) foi de Alceu Valença no 26º Festival de Inverno de Garanhuns. Programado como atração principal do Palco Mestre Dominguinhos, o músico também participou de um bate-papo sobre seu filme “A Luneta do Tempo”, exibido no Cine Eldorado para uma sala lotada e ansiosa para ver o artista pessoalmente. Durante a conversa, os fãs demonstraram identificação com o universo sertanejo e agrestino a partir de uma história fictícia que tem Lampião e Maria Bonita como personagens centrais.
“Tive a intenção de mostrar a nossa cultura. A gente tem que entender que o Brasil precisa conhecer sua própria realidade. Acho que é a hora de se deslocar do micro e ir pro macro e começar a se mostrar”, declarou o cantor após a sessão. A mesma proposta de divulgar a cultura local foi levada para o palco onde, logo após tocar “Agalopado”, do seu segundo disco “Espelho Cristalino”, o músico anunciou que faria uma apresentação “mais nordestina”.
Reforçada por André Julião na sanfona, a banda tocou um repertório de forrós no primeiro bloco do show, que incluía músicas como “Vem Morena”, de Luiz Gonzaga. Outras de autoria do próprio Alceu, como “Coração Bobo” e “Pelas Ruas Que Andei” também entraram no universo sertanejo. Não demorou muito para que o cantor explorasse outras facetas. O repertório mais pop trouxe à tona“Táxi Lunar”, “Anunciação” e “Como Dois Animais”, construindo a ponte para o Carnaval com “Tropicana”.
Depois de sair do palco e voltar trajado com capa e cartola, deu início à sessão de frevos, que fez a Praça Mestre Dominguinhos, lotada, tremer. Abriu com “Hino do Elefante de Olinda”, passando por “Diabo Louro” e “Me Segura Que Senão Eu Caio” e encerrou com “Voltei, Recife”. Apesar de ter vindo com a turnê “Raízes”, que aborda sua formação musical, Alceu equilibrou a apresentação inserindo músicas que fazem parte dos seus espetáculos abertos, claramente buscando atender a expectativa do público, que acolheu bem o repertório.
Antes, o palco Mestre Dominguinhos contou com os shows de Roberta Sá, que apresentou “Delírio”, e de Juliano Holanda com as participações de Isadora Melo e Laila Garin, que cantaram músicas da minissérie “Amorteamo”.
FolhaPE/Foto: Juarez Ventura/Secult-PE/Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário