segunda-feira, 27 de junho de 2016

“São João sem Racismo” tem início nesta segunda no Pátio de São Pedro

Festividades visam valorizar a cultura afrodescendente

Com a proposta de feste­­­jar o respeito às di­­­ferenças, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) criou a campanha “São João sem Racismo”. Voltada para a tradição do povo negro e comunidades tradicionais, as festividades têm início nesta segunda-feira (27) e seguem até a próxima quinta-feira, no Pátio de São Pedro, no Centro do Recife, sempre a partir das 19h.
As atividades visam valorizar a cultura afrodescendente, por meio de afoxés, maracatus, culinária e vestimentas africanas. A ação foi desenvolvida pela executiva de segmentos sociais, em conjunto com a coordenação de igualdade racial. No primeiro dia de festa, o público vai poder conhecer um pouco mais tradição junina nos terreiros por meio da Mostra de Culinária Afro-Brasileira.

Na véspera e dia de São Pedro, 28 e 29, várias apresentações artísticas se apresentam no espaço. Na terça-feira, é a vez da Terça-Negra Especial, dedicado à afirmação da música, da história e da cultura afro-brasileira.

Como diz o nome, esse evento acontece religiosamente todas as terças-feiras, no Pátio de São Pedro, local marcado pela ancestralidade africana. Já no dia 29, as pessoas vão poder curtir muito forró pé de serra e coco com os artistas Santanna, Dona Glorinha do Coco, Petrúcio Amorim e Flavio Leandro. Encerrando a programação, no dia 30 será realizada a Festa do Fogo, em homenagem ao Orixá Xangô.

Além disso, a parceria com as comunidades que tradicionalmente fazem festas juninas também está garantida. Haverá apoio na infraestrutura e atrações para os seguintes Arraiais: Arraial do Bom Jesus, na Campina do Barreto; Arraial Cajueiro, em Cajueiro; Arraial da Cidadania, em Campo Grande; Arraial do Ouro e Arraial Deixa Falar, em Casa Amarela; Arraial Sempre Alerta, no Alto José do Pinho; Arraial Novo Detran, na Iputinga; Arraial Luar do Sertão, na Várzea; Arraial Flôr de Cheiro, no Ibura UR-02; Arraial de Todos da Mustardinha, Arraial Vila Tamandaré, em Areias, Arraial Chapéu de Palha, no Morro da Conceição, Arraial dos Forrogodeiros, no Sítio Cardoso e Arraial Forró Fácil, no Alto José Bonifácio.

Fonte: FolhaPE/Foto: Reprod. Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário