quinta-feira, 16 de junho de 2016

ITAPISSUMA: Idosos são mantidos em cárcere privado

Responsável por abrigo foi preso por maus-tratos e por reter cartões de benefício

Em um local sob nenhuma suspeita, no meio da zona rural do município de Itapissuma, na RMR, a Chácara Sonho Antigo se tornou o pesadelo diário de 37 idosos. Mantidos em cárcere privado pelo gestor do abrigo “Casa de Voinha”, Linaldo José da Silva, as vítimas tinham seus cartões de aposentadoria retidos, sofriam maus-tratos e eram impedidos de cruzar os portões amarelos da instituição. Na tarde da última quarta-feira (15), Linaldo foi preso em flagrante, o abrigo foi interditado e os idosos encaminhados para outras instituições.
Apesar desse desfecho, a terceira idade no Brasil está longe de ser tratada com o respeito devido. Denúncias de crimes contra maiores de 65 anos aumentaram 40% entre 2014 e 2015 (ver arte). 

 “O que vimos foi um verdadeiro mercado de idosos. O diretor retinha o cartão das vítimas, fazia empréstimos com eles, faturava mais de R$ 30 mil por mês, não oferecia estrutura adequada e ainda pedia doações”, comentou a Consultora Técnica da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, Ana Gusmão, que junto com outras instituições foi ao local, ontem, Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, após denúncia. 

A falta de higiene no ambiente chamou a atenção do Perito de Mecanismos de Prevenção e Combate à Tortura, Pérsio Negromonte. “O cheiro em todos os ambientes é horrível, a limpeza é deficitária e só há um funcionário de limpeza por dia”. A cada turno, apenas três funcionários, entre cuidadores e serviços gerais cuidavam dos internos. Um dormitório improvisado num galpão, em que nove idosos dormiam com todos os ventiladores quebrados também foram apontados. Membros da Vigilância Sanitária também identificaram a falta da licença sanitária e alimentos vencidos.

“Aqui é a Lei do Cão. Se não obedecer, a gente fica amarrado e sem comida. Só dão um pouco de fubá e um dedo de café. É humilhante, vivemos uma vida inteira e quando chegamos nessa idade, somos tratados dessa forma”, desabafou um policial aposentado, de 80 anos, no abrigo há um ano e meio.

Depois de ser informado pelos funcionários do local sobre a fiscalização, Linaldo chegou ao abrigo, onde foi preso por policiais da Delegacia do Idoso. De acordo com a delegada responsável pelo caso, Eliane Caldas, o proprietário responderá pelos crimes de cárcere privado, maus-tratos e apropriação de bens e rendimentos e foi encaminhado ao Cotel.

Fonte: FolhaPE/Foto: Jedson Nobre

Nenhum comentário:

Postar um comentário