segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Quer virar patrão? Abra seu próprio negócio

Conhece 10 passos que o ajudarão a abrir seu empreendimento de sucesso

Marcelo Nakagawa, coordenador doCentro de Empreendedorismo do Insper, dá dez dicas fundamentais para quem quer ter um negócio próprio.
Montar um negócio não é tarefa das mais fáceis. Força de vontade, persistência, criatividade, grana, são fundamentais, mas tem mais, muito mais… O fundamental é traçar um plano e, para começar, aqui vão 10 passos para se começar a trilhar e planejar o caminho para alcançar o sonho de empreender.
1. Misture-se a outros empreendedores. Há encontros de empreendedorismo em várias cidades, onde você pode encontrar sócios, parceiros e clientes, bem como ouvir tanto histórias de sucesso quanto de fracasso.
2. Aprenda a planejar seu negócio, seja para o tradicional (off-line) ou virtual. Assim, é possível sentir como anda o mercado e traçar uma estratégia ou projeto.
3. Busque o sócio ideal, de preferência, alguém que tenha capacidades complementares e com quem você possa dividir as tarefas. Tenha claro o time que você almeja.
4. É preciso fazer uma previsão do fluxo de caixa dos negócios. Pergunte a si mesmo quanto dinheiro será necessário para abrir o negocio e em quanto tempo esse caixa se tornará positivo.
5. Preparo psicológico também deve ser levado em conta – e pode ser até mais importante do que planejamento estratégico. Conte com a ajuda de um ou dois mentores, fazendo reuniões com eles a cada dois ou três meses para trocar experiências.
6. Divida seu tempo. Antes de começar um negócio, é importante conversar com a família e ter uma conversa franca, para que todos entendam que este será um “momento diferente”. Empreender é algo que precisa de investimento emocional.
7. É importante sempre interagir com o mercado consumidor, principalmente nos primeiros seis meses. Vá a feiras, agências e afins, todos voltados ao público que te interessa.
8. Contrate bons profissionais. Atenção também na hora de contratar uma empresa de contabilidade.
9. Esteja ao lado da lei. Tire os alvarás de funcionamento, autorizações e documentos públicos. Não esqueça que isso requer tempo, pois existe uma burocracia por trás de todo este processo.
10. Busque inspiração constantemente para ser um bom empreendedor. Goste de negócios, vá atrás de informações de grandes empresas e empreendedores que você admira. Leia sobre o assunto e estude a respeito. A inspiração pode vir até mesmo da concorrência – mas não somente dela.

Fonte: Canal do Empreendedor/Foto: Reprod. Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário