quinta-feira, 9 de julho de 2015

Prefeitura destrói árvores de décadas no centro da Cidade e revolta população e ambientalistas

Secretários da Prefeitura disseram que foram contra a ação promovida por funcionários. Mas que não houve crime ambiental pois as árvores não eram nativas.

Devido a comum prática de corte de árvores na área urbana da Cidade de Igarassu, por decisão da Prefeitura Municipal, ambientalistas local procuraram a Redação do Jornal PE da Gente, a fim de denunciarem mais uma agressão ao meio ambiente. Desta vez a derrubada de três grandes árvores localizadas por trás da Agência do Banco Santander/ Centro, que há dezena de anos auxiliavam no ecossistema do local.

Segundo os denunciantes, a ação aconteceu muito rápida no sábado passado. Alguns homens chegaram, derrubaram, encostaram um caminhão e levaram a madeira. E simplesmente ninguém ficou sabendo a razão daquela destruição.

O Jornal procurou a Secretaria de Meio Ambiente para saber explicações. E segundo o Secretário Roberto Siqueira, foi uma ação da Prefeitura, mas não houve de sua secretaria um laudo técnico aprovando a derrubada das árvores. Inclusive o próprio Secretário disse ter sido contra, muito embora as árvores não eram nativas, o que não configura um crime ambiental. "Houve uma conversa informal com a Secretaria das Cidades, URBI e Defesa Civil, onde se discutiu que uma das árvores havia tombado e parte dela danificado o telhado do Banco que fica ao lado. E que a movimentação de máquinas recentemente no local poderia ter sido um dos fatores que tenha abalado a estrutura das raízes das árvores. Além daquelas espécies, leguminosas terem seu sistema radicular curto e o terreno ser muito úmido" - Disse o Secretário.

Ainda questionado sobre a imensa quantidade de pó de asfalto depositado no local, cada vez mais sendo empurrado para o mangue, além de metralha e lixo, Roberto Siqueira informou que já havia notificado a Secretaria das Cidades, solicitando a imediata retirada desse material, por ser uma área imprópria para aquele uso.

O Jornal decidiu procurar também o Secretário das Cidades, Sr. Amaury Henrique, para saber sobre os mesmos assuntos. E obteve do Secretário a informação de que ele também foi contra a derrubada das árvores. Mas devido a um episódio de fortes chuvas uma das delas tombou. Foi quando funcionários da Defesa Civil e URBI estiveram no local para podá-la. "Não sei o que foi que houve. Precisei sair para ver uma obra e quando voltei o pessoal havia derrubado mais duas. Segundo eles estas estavam ameaçando cair." - Diz o Sr. Amaury.

Quanto aos entulhos, lixo e pó de asfalto, o Secretário disse reconhecer que ali não é um local apropriado. Mas por falta de área, e como outras gestões já utilizavam o local para depositar esse tipo de material, o atual governo fez o mesmo. Mas que até o próximo dia 17, não havendo chuvas fortes, todo material terá sido retirado e a área limpa.

Segundo os dois Secretários, serão plantadas no local em torno de 10 árvores de espécies nativas. E que já está em planejamento um projeto de reordenamento da área. Possivelmente será implantada uma sementeira ou horta.

Por Marcelo Francisco de Santana/Jornal PE da Gente/Foto: Marcelo F. Santana


Um comentário:

  1. Isso é o minimo que eles fazem! Na verdade estão se sentido donos de tudo, fazem oque vem na telha, sem serem encomodados por ninguem! É uma verdadeira terra sem lei onde o prefeito e sua turma fazem suas vontades!

    ResponderExcluir