quinta-feira, 18 de junho de 2015

Policiais civis protestam por melhores condições de trabalho

Categoria promete nova assembleia na próxima semana para debater greve

Os policiais civis de Pernambuco foram recebidos pelo secretário-executivo da Casa Civil, Marcelo Canuto, na noite desta quinta-feira (18), no Palácio do Campo das Princesas, após caminhada pelas ruas do Centro do Recife. De acordo com o presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado (Sinpol), Áureo Cisneiros, haverá a retomada da mesa de negociações entre a categoria e a Secretaria de Administração na próxima quinta-feira (25), quando as partes vão se reunir para tentar entrar em um acordo. Segundo a Casa Civil, durante a conversa, Canuto explicou o quadro de crise econômica enfrentada pelo Estado, mas ressaltou a disponibilidade do Governo de Pernambuco avançar no diálogo com a categoria. Na próxima sexta-feira (26), haverá uma assembleia geral na sede do sindicato, em Santo Amaro, para deflagrar ou não greve.

“Nós não vamos mais aceitar que empurrem com a barriga. Se o Governo não der uma proposta concreta sobre nossas reivindicações, a gente pode entrar com o movimento grevista”, declarou Áureo Cisneiros. A principal exigência é a equiparação do adicional por risco de vida em relação ao valor pago aos delegados, que é de 225% sobre o salário deles. Atualmente, os policiais ganham 100%. Os servidores também denunciam a falta de condições de trabalho e de profissionais. Eles aprovaram ainda manter a operação Polícia Cidadã. 

A categoria paralisou as atividades por 24 horas nesta quinta-feira e vai retomá-las à 0h desta sexta-feira (19). Os registros de boletins de ocorrências, emissões de documentos, diligências, investigações e outras ações que não configuram flagrantes não foram efetuados durante o dia. Os serviços dos três Institutos de Medicina Legal (IMLs) do Estado funcionam normalmente. 

Passeata

Aproximadamente mil policiais civis do Estado realizaram uma passeata pelas ruas do centro do Recife na tarde desta quinta-feira (18). O trânsito ficou complicado devido à manifestação pacífica. O trajeto da caminhada pacífica teve início na sede do Sindicato dos Policiais Civis do Estado (Sinpol), em Santo Amaro, seguindo pela avenida Cruz Cabugá, ruas do Hospício e da Aurora, Ponte Princesa Izabel e, por fim, Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo do Estado. Lá, os policiais participarão de uma assembleia geral, em que determinarão o próximo passo das mobilizações. A decisão só ocorrerá após o encontro entre uma comissão do sindicato e representantes do Executivo, que se reúnem desde o início da noite.

Fonte: FolhaPE/Foto: Sinpol-PE/Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário