terça-feira, 26 de maio de 2015

Cerca de 500 manifestantes interditam a PE-22, contra ordem de desapropriação

Área de três comunidades foi comprada por empresa, que exige saída dos moradores

Um grupo com cerca de 500 moradores das comunidades de Chega Mais, Cajueiro e Beira, realizou um protesto, na noite desta terça-feira (26), devido ao risco de desapropriarem a área, que segundo eles, foi adquirida da Família Lundgren, pela Empresa Boeckmann Comércio e Serviços, em um leilão no estado do Rio de Janeiro. Insatisfeitos, os manifestantes queimaram pneus e madeira, em dois trechos da PE-22, fechando os dois sentidos, nas proximidades da entrada da avenida Manepá e próximo à lombada eletrônica. Segundo o Corpo de Bombeiros, o protesto já foi encerrado por volta das 20h30.
“A empresa Boeckman está se apoderando da área que foi dos Lundgren, depois que conseguimos calçamento, escola e tudo. Tem gente aqui que tem mais de 30 anos e agora eles decidiram tomar essa atitude e só na semana passada, na sexta-feira, foi que as comunidades foram chamadas no 17º Batalhão da Polícia, para uma audiência extra-judicial, onde nos foi informado que temos até o dia 22 de junho para deixar a área”, relatou o morador Edson Carneiro.
Ainda de acordo com Edson, o objetivo do protesto é o de chamar a atenção do prefeito Junior Matuto, para que seja aberto um canal de diálogo entre a prefeitura, a empresa e as comunidades.
Procurado pelo Portal FolhaPE, o prefeito Junior Matuto, que está em Brasília para a Marcha dos Prefeitos, além de compromissos voltados à captação de recursos para o município, ressaltou que ficou ciente da manifestação e assegurou que deve ir às comunidades até a próxima segunda ou terça-feira, para que se chegue a um denominador comum.
“Eu já estava sabendo do protesto e minha preocupação o é ser menos injusto possível. Então, vamos convocar a comunidade não vai ser na prefeitura. Iremos à comunidade e vamos ver caso a caso, ver as pessoas que já tiverem há mais tempo. Não vou abandonar o povo nessa situação. Vou procurar os proprietários e negociar a situação caso a caso ”, garantiu o prefeito.
Em Brasília onde o gestor se encontra para o evento da Marcha dos Prefeitos, Matuto aproveitou para visitar alguns Ministérios para que não falte recursos que assegurem o andamento das obras. "Além de visitar os ministérios, tenho batido em alguns gabinetes e mostrando o interesse e a capacidade de realizar os projetos no município. E Paulista hoje é um canteiro de obras devido á nossa parceria com o governo do Estado, e também graças às emendas asseguradas pelos deputados", concluiu.
Fonte: FolhaPE/Foto: Reprodução/Cortesia/Whatsapp

Nenhum comentário:

Postar um comentário