domingo, 15 de março de 2015

FUNDARPE traz para Igarassu a Exposição Patrimônio Vivo

Fotografias que retratam o cotidiano da vida de relevantes mestres e grupos da Cultura Pernambucana.

A exposição fotográfica Pernambuco Vivo, com 39 quadros de fotografias dos Patrimônios Vivos de Pernambuco, teve início no último dia 13 e ficará até 31 de março. O local que abriga a exposição é o Sobrado do Imperador, localizado no Sítio Histórico de Igarassu.

A abertura contou com uma apresentação do Maracatu Estrela Brilhante de Igarassu. E seguindo a programação, dia 17 será aberta uma roda de diálogo sobre o tema “Patromônio Imaterial”. No dia 27 terá uma visita guiada por estudantes da rede pública municipal, mediada pelo Sr. Mário Gouveia, que integra a Equipe Patrimonial de Educação da Fundarpe.

A mostra é resultado de uma série de reportagens publicadas pelo Jornal do Commercio, em outubro de 2013, sob as lentes dos talentosos fotógrafos Heudes Regis, Ricardo Labastier e Priscila Buhr, da agência JC Imagem. Tendo essas fotos doadas para o Governo do Estado em 2014. Fotografias que mostram imagens da vida do dia-a-dia de relevantes mestres e grupos da Cultura Pernambucana, e que receberam o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco, como o Maracatu Estrela Brilhante de Igarassu.

A exposição já foi montada no Festival de Inverno de Garanhuns de 2014. Também esteve, ano passado, no Museu do Barro (Mubac), em Caruaru, e na Torre Malakoff, no Bairro do Recife, durante a Semana do Patrimônio. E este ano, quando Igarassu completa seus 480 anos de fundação, a Fundarpe resolveu prestigiar tão importante data.
A ação é uma realização do Governo do Estado através da Fundarpe, e conta com o apoio da Casa do Patrimônio/Iphan e Prefeitura de Igarassu.
Por Marcelo F. Santana/Jornal PE da Gente/Foto: Divulgação/Reprodução de Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário