sexta-feira, 6 de março de 2015

Guilherme Uchôa reúne em Igarassu, Secretário de Defesa Social, Presidente da COMPESA e Prefeitos para discutirem problemas graves


A Audiência Pública, por iniciativa do Governador em exercício, Deputado Guilherme Uchôa (PDT), em parceria com o Legislativo Municipal de Igarassu, aconteceu na tarde de ontem (5), tendo como razão maior, uma discussão conjunta entre Governo do Estado, Prefeituras das Cidades da Região e sociedade civil, a fim de se encontrar soluções para a onda de criminalidade assustadora e a falta de água que tem prejudicado milhares de pessoas na Região Metropolitana do Recife.

Guilherme Uchôa que tem trazido para o Litoral Norte importantes investimentos, como as Fábricas da Schincariol, Itaipava, AMBEV, a Cerveja Proibida, o novo projeto da Vinhos Carreteiros, e um dos responsáveis pela vinda da FIAT e suas fábricas sistêmicas, além da UPA de Igarassu e a UPA E de Abreu e Lima, se emocionou ao estar presidindo a Audiência Pública na Câmara de Vereadores, local onde seu Pai e seu Tio exerceram mandato parlamentar. "Poder estar aqui hoje é um motivo de muita alegria e emoção. Tenho um carinho especial por Igarassu. Não nego em dizer isto esteja onde estiver. Então, na oportunidade de estar como Governador de Pernambuco, não poderia deixar de aproveitar para trazer aqui, os maires responsáveis pela COMPESA e a segurança pública do Estado, para ouvirem a população e discutirem soluções ou alternativas para esses problemas graves que afetam a Região." - Disse o Dr. Guilherme Uchôa.


Iniciou-se ouvindo o Vereador Maguila (DEM), que aproveitou a oportunidade da presença do Governador em exercício, e pediu que o Estado doasse para o Município os direitos sobre as terras onde hoje denomina-se Loteamento Pastor Eusébio/Alcides Codeceira. Para que a partir daí, o Município possa conceder aos proprietários de imóveis dessas áreas os títulos de posse. Guilherme Uchôa então ao término da fala do Maguila, agendou uma reunião com o Prefeito Mário Ricardo no Palácio das Princesas para que esse pleito seja atendido.


Em seguida falou o Vereador Paulo Uchôa (PDT). Falou da importância da Audiência, pois os problemas em discussão, segundo ele, não é de responsabilidade apenas das prefeituras, mas também do Estado, e que a sociedade deve ser uma parceira, como não desperdiçando água (quanto ao assunto falta d'água) e ligando; denunciando à polícia criminosos ou pontos de tráficos (quanto ao assunto violência).


Paulo Uchôa lembrou de um de seus projetos já aprovado pela Câmara, mas que ainda aguarda aprovação do Prefeito, que se trata de instalar câmeras de monitoramento em locais estratégicos por toda a Cidade. E ainda sugeriu que a Guarda Municipal seja devidamente treinada e equipada para reforçar a segurança, fazendo patrulhamentos nas comunidades. Assim como também o Estado aumentar a presença da Polícia Militar nos bairros. Finalizou falando do quanto é indispensável que a Prefeitura mantenha as ruas iluminadas e os matos cortados. Guilherme Uchôa pediu então que o Secretário de Defesa Social, juntamente com o Prefeito Mário Ricardo, sentassem para discutir uma parceria para atender as sugestões.

O Prefeito Mário Ricardo (PTB), após prestar uma homenagem ao Deputado, conferindo-o um pergaminho marcando a passagem do Governador em exercício pela Cidade, apresentou a sugestão em parceria com o Estado, para a perfuração de poços artesianos em mais comunidades do Município. Segundo ele já existem seis poços, e a execução de outros seria uma alternativa prática e barata para amenizar o problema da falta de água.


O Prefeito de Itapissuma, Cal Volia, falou do projeto que vem desenvolvendo no Município em parceria com a Polícia Militar, que é a Polícia Amiga. Segundo o Prefeito o Projeto vem dando certo, mas pediu mais policiamento em Itapissuma. E aproveitando pediu uma cooperação do Estado para a construção de uma via que ligue o Centro da Cidade ao seu parque industrial.


Joamir Alves, Prefeito de Araçoiaba, também pediu mais atenção do Estado. Para que olhe o Município com mais carinho, pois o mesmo é muito desprovido de recursos. E que a falta de água há muitos anos vem sendo o grande problema da população.


O Presidente da Câmara, Vereador Ademar de Barros (PDT), anfitrião da Audiência, também não perdeu a oportunidade para além de agradecer e parabenizar a iniciativa do Deputado Guilherme Uchôa, falar aos presentes que a Câmara Municipal havia reunido naquela manhã, os Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, juntamente com a sociedade civil, para também discutirem a onda de criminalidade em Igarassu. E que desta reunião formou-se um comitê que discutirá o problema.


A partir daí falou o Presidente da COMPESA, Sr. Roberto Tavares. Explicou que a Barragem Botafogo está operando apenas com 15% de sua capacidade e não tem conseguido armazenar água. "A situação é muito preocupante" - Disse. E que alguns fatores têm contribuído para agravar o problema: desmatamento das matas ciliares e desperdícios de água têm sido uns destes.


O Presidente Roberto ainda disse que entende a preocupação e as críticas da população. Mas que o problema não atinge apenas a Região Metropolitana, mas todo Estado e também partes do País. E que tem trabalhado para fazer o melhor, e continuará estudando os melhores meios de resolver o problema da falta de água. Um dos projetos é deixar a Barragem de Botafogo, que segundo ele há anos não mais tem levado água para bairros do Recife, mas até Olinda, deixar essa Barragem abastecendo até Paulista.

O Sr. Roberto Tavares finalizou suas palavras informando que ainda este mês estará, em parceria com as prefeituras, circulando uma unidade móvel da COMPESA pelos bairros, a fim de atender as famílias e cadastrar as que, atendendo requisitos específicos, deixarem de pagar as taxas normais e passarem a pagar a taxa mínima. O que seria deixar de pagar R$ 30,00 para pagar R$ 7,00.

Por último, finalizando a Audiência Pública, falou o Secretário de Defesa Social, o Sr. Alessandro Carvalho. Narrou um pouco do sucesso do Programa Pacto pela Vida, onde o Estado conseguiu reduzir em 33,71% o número de homicídios. E disse que está no Governo de Paulo Câmara trabalhando para que os índices continuem sobre controle. Anunciou que mais 1.000 homens estão em treinamento para entrarem em atividades, e que o número de policiais aumentará.

O Sr. Alessandro falou da importância de trabalhar em parceria com a sociedade, ouvindo a população. E aproveitou para pedir aos prefeitos, que colaborem com a segurança. Cuidando de deixar as ruas iluminadas, avisar com antecedência a polícia sobre a realização de festas públicas. Ter o controle de horários de início e término das festas, oferecer atividades de ocupação aos jovens e trabalhar nas salas de aula a cultura de paz.

Por Marcelo F. Santana/Jornal PE da Gente/Foto: Marcelo F. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário