quarta-feira, 25 de março de 2015

Câmara Municipal de Igarassu:

A Câmara Municipal dos Vereadores da Cidade de Igarassu, em sua Sessão Ordinária dessa terça (24), recebeu o Projeto de Lei de autoria do Vereador Edinho Martins (PMN), endossado pelo Vereador Ademar de Barros (PDT), onde institui o dia 21 de março como sendo o Dia Municipal da Pessoa com Síndrome de Down.

Ilustrando a apresentação do Projeto, Edinho Martins convidou a Coordenadora Municipal de Saúde Mental, a Psicóloga Selma Bezerra e a Gerente da Educação Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação, a Psicóloga Adelma Domingos.

Em uma breve apresentação sobre a Síndrome de Down, a Sra. Selma falou da importância de se apoiar essas pessoas que não são muito diferentes das ditas normais. Que todas têm a capacidade de se desenvolverem muito bem, bastando-lhes estímulos e oportunidades.

Para Adelma, que apresentou o trabalho que a Secretaria Municipal de Educação tem promovido, a luta não é fácil. Os recursos públicos em todas as esferas ainda são poucos. Mas independente de qualquer coisa, trabalhar com esses especiais cidadãos é muito gratificante. E que o maior problema não é a deficiência em si, mas o pré-conceito da sociedade.

"Infelizmente o desconhecimento e o pré-conceito têm até desfeito lares com o nascimento de um filho com Síndrome de Down. Mas para as famílias que têm conhecimento e amor ao filho, estas têm aprendidos muito com essas pessoas. Muitos conseguem terminar a faculdade, casar e serem bem sucedidos." - Disse Ademar de Barros.

Edinho Martins agradeceu a participação dos convidados e pediu que seus colegas aprovem o Projeto. Pois não se trata tão somente de ter uma data para comemorar, mas sobretudo para que o Poder Público promova atividades que visem discutir e levar o conhecimento ao maior número da população. Assim colaborar com o surgimento de uma cultura sem pré-conceitos para com esses irmãos, que assim como qualquer uma outra pessoa, merecem e devem ser tratados com igualdade.

Por Marcelo F. Santana/Jornal PE da Gente/Foto: Marcelo F. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário