sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é celebrado no Recife

Ações no Parque da Jaqueira e na praia de Boa Viagem acontecem no fim de semana


Para comemorar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado neste domingo (21), a Prefeitura do Recife elaborou uma série de atividades para conscientizar a população sobre a importância do respeito à pessoa com deficiência.
Durante o sábado (20), na praia de Boa Viagem, será realizada a ação Arena da Praia Sem Barreiras, das 9h às 12h, onde será trabalhada a quebra das barreiras atitudinais junto aos banhistas, que são posturas afetivas e sociais negativas que traduzem a discriminação e o preconceito, e que marginalizam a pessoa com base na condição física, mental ou sensorial. Elas restringem as possibilidades de desenvolvimento e de relação social.
Além disso, dois atores estarão apresentando um esquete sobre o tema para sensibilizar os banhistas, também serão distribuídos materiais informativos alertando sobre o preconceito e dicas de convivência com o segmento. Durante a ação haverá também a participação dos conselheiros do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Deficiência.
Para continuar as comemorações, haverá também atividades esportivas e culturais, neste domingo (21), no Parque da Jaqueira a partir das 8h. As modalidades esportivas são adaptadas ao segmento, além de apresentações de frevo e maracatu. Os paradesportistas poderão participar de jogos de badminton, tênis de mesa, bocha, totó, cama elástica, sinuca, frisbee, peteca e vôlei, com direito a alongamento feito por um deficiente visual.
A expectativa é reunir cerca de 200 pessoas, incluindo paratletas de destaque como Jenifer Martins, medalha de ouro no Parapan do México em 2011, Leonardo Amâncio, o “Gigante”, bronze no mundial de Atletismo Paraolímpico da França, ano passado, Luiz Silva, que trouxe um ouro, cinco pratas e um bronze nas paraolimpíadas de Sydney, Atenas e Pequim, e a bicampeã paraolímpica Suely Guimarães, ouro no arremesso de disco em Barcelona-1992 e Atenas-2004 e bronze em Atlanta-1996, que hoje chefia a Divisão de Paradesporto da Secretaria de Esportes.
Fonte: Katarina Bandeira/ FolhaPE/Foto: Nathália Bormann

Nenhum comentário:

Postar um comentário