segunda-feira, 23 de junho de 2014

IGARASSU: Modelo da programação das festas juninas surpreende a população


Completamente diferente do que se tinha há anos na Cidade, o São João realizado pela Prefeitura não trouxe as pessoas à festa, mas a festa às pessoas.


Uma mega estrutura de palco, som e grandes artistas renomados, era o que a grande maioria da população da Cidade de Igarassu, RMR, aguardava para as festas juninas deste ano. No entanto a Prefeitura resolveu inovar. Trocou os grandes polos de concentração, o que geralmente ficavam nos Bairros Centro e Cruz do Rebouças, por levar o forró pé-de-serra às comunidades.

Uma descentralização de poucos polos para atender a 60 comunidades. Onde artistas locais e da redondeza foram contratados para animar a festa das famílias, num resgate das tradicionais comemorações do São João: fogueiras queimando, milhos sendo assados, crianças brincando nas ruas, e ao som do autêntico forró, o arrastar dos calçados dos casais tomavam conta das palhoças.

Porém, nas redes sociais e conversas pela Cidade, a inovação parece não ter agradado a muita gente. Principalmente aos mais jovens, acostumados a estilos mais modernos e estridentes de forró, além de embalados ao modismo da “cultura” moderna.

Várias críticas foram levantadas. E o Jornal PE da Gente resolveu procurar o recém empossado Secretário de Turismo, Cultura e Esportes, Sr. Cícero Moraes, para entender as razões que levaram ao Governo apresentar esse novo modelo de programação junina.

Cícero Moraes foi muito direto em sua resposta: “Gostaria muito de poder oferecer à população uma programação de grande estrutura. Mas não poderia ser irresponsável em contratar renomados artistas e bandas estando ainda buscando sanar dívidas ainda do carnaval. Até mesmo com artistas da casa. Então, após várias discussões, o Governo, com total aprovação do Prefeito Mário Ricardo (PTB), resolveu, diante das dificuldades financeiras, usar da criatividade e realizar um bom São João, mas de uma forma diferente”.

O Secretário concluiu dizendo que é preciso ter responsabilidade com os recursos públicos. Não se deve assumir compromissos que venham a comprometer seriamente receitas futuras. E enfatizou que é difícil ter a coragem de enfrentar as dificuldades. Quando a Prefeitura está trabalhando para este São João com apenas cerca de 10% do orçamento estipulado para 2013.

O Jornal aproveitou a entrevista para saber sobre os telões montados recentemente em Igarassu Centro e Cruz do Rebouças. Além da falta de um projeto tanto para atrair os turistas da Copa para a Cidade como atendimento aos que estão visitando o Sítio Histórico. O Sr. Cícero apresentou a mesma justificativa quando a necessidade de redução de custos pela qual vem passando a Prefeitura. E quanto aos telões, chamados de “Arena Igarassu”, a iniciativa não partiu da Secretaria de Turismo, e sim do gabinete.

Por Marcello Santanna/Jornal PE da Gente/Foto: Reprodução Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário