quarta-feira, 16 de abril de 2014

Instituições que trabalham com idosos recebem visita de deputados da Frente Parlamentar do Idoso

O Abrigo Lar de Jesus foi o primeiro a receber a Comissão que pretende percorrer todo o Estado 

A Frente Parlamentar de Defesa e Proteção da Pessoa Idosa, em conjunto com representantes do Ministério Público Estadual, realizaram vistoria, na última terça (15 de abril), para conferir as condições do Abrigo Lar de Jesus, na Torre. A informação foi repassada, nesta quarta (16), pela deputada Terezinha Nunes, do PSDB, que preside o colegiado. A vice-presidente do colegiado, deputada Laura Gomes, do PSB, também participou da ação.

Segundo a tucana, apesar da limpeza do local, ficou evidente que há muita carência no atendimento a 35 idosas. Falta assistência médica e uma das residentes estava desnutrida, por não haver alimentação adequada. 

De acordo com Terezinha, a situação justificaria a interdição imediata do estabelecimento, fato que só não ocorreu por não haver alternativa para receber as abrigadas. Ficou estabelecido um prazo para que a instituição se adeque às exigências legais.

Terezinha Nunes informou que a Frente pretende conversar com o prefeito Geraldo Julio. A ideia é que o município atue ampliando as ações de assistência ao público da terceira idade. Ela defendeu que a capital pernambucana adote o modelo de assistência em centros especializados ao longo do dia, com o retorno dos idosos às suas residências à noite. 

A tucana informou que o colegiado vai participar de outras visitas a instituições, em conjunto com o Ministério Público. Para a deputada Laura Gomes, a presença de representantes da Frente Parlamentar na vistoria ao abrigo foi muito importante, pois ajuda a dar maior visibilidade a um problema que merece a atenção de todos.

Na opinião da socialista, não se pode condenar pessoas de boa vontade que cuidam dos idosos em instituições filantrópicas. Ela acrescentou que também é preciso compreender as famílias que, muitas vezes, não têm condições de cuidar de seus parentes. 

Laura Gomes defendeu, ainda, a ampliação da rede de proteção e cuidados, mantendo e incentivando a rede complementar. A parlamentar disse acreditar que o Recife e vários municípios do Interior se preparam para abrir novos espaços de atendimento aos idosos.

Fonte: ASCOM/ALEPE (A.M.)/FOTO: Reprodução de Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário