sábado, 19 de abril de 2014

Dilma cai, a bolsa sobe


A perspectiva de queda da presidente Dilma Rousseff na preferência do eleitorado — conforme pesquisa do Ibope, divulgada no início da noite de quinta-feira (17) — fez a Bolsa de Valores de São Paulo subir 1,78%, com os investidores animados com a possibilidade de mudanças na política econômica a partir do próximo ano. Pelo mesmo motivo, o dólar seguiu direção oposta e fechou em baixa de 0,27%, a R$ 2,236 para venda.

“O mercado de câmbio realizou (lucros) por causa de informações, que naquela hora ainda não estavam confirmadas, da retração nas intenções de voto na presidente”, explicou o economista-chefe do Espirito Santo Investment Bank, Jankiel Santos.

Não é primeira vez que os mercados reagem positivamente à possibilidade de Dilma deixar de ser reeleita para mais um mandato. Isso ocorreu no mês passado, mas, na ocasião, a queda de popularidade não foi confirmada pelo levantamento do Ibope. Ontem, porém, o instituto captou uma redução de 40% para 37% nas intenções de voto na presidente.

Na bolsa, as ações da Petrobras e do Banco do Brasil subiram cerca de 4% e ficaram entre as principais altas do dia, refletindo a possibilidade de as estatais deixarem de ser afetadas negativamente pela política intervencionista de Dilma O Ibovespa, principal índice do mercado acionário, acumulou ganho de 0,47% desde segunda-feira. Foi a quinta semana consecutiva de alta. Nesse período, a valorização chegou a 15,9%.


Fonte: pernambuco.com/Foto: Reprodução de Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário