quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Pernambuco ganhará primeira Área de Proteção Ambiental Marinha em seu litoral

A Consulta Pública contou com a presença de várias organizações e pesquisadores

 

 

Um encontro realizado no Centro de Convenções de Pernambuco nesta quarta-feira (12), reuniu organizações governamentais e não-governamentais, pesquisadores e associações de pescadores para a apresentação da proposta de criação da primeira Área de Proteção Ambiental (Apa) Marinha de Pernambuco. A Consulta Pública foi promovida pela Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado (Semas) e Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH).

A Unidade de Conservação (UC) terá 148 mil hectares e vai abranger o litoral desde o limite com o estado de Alagoas aos estado da Paraíba. Na área proposta estão integrados os municípios de Goiana, Itapissuma, Itamaracá, Igarassu, Abreu e Lima, Paulista, Olinda, Recife, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Sirinhaém, Rio Formoso, Tamandaré, Barreiros e São José da Coroa Grande. São nessas cidades onde estão localizados os estuários dos rios Goiana e Megaó, rio Itapessoca, Canal de Santa Cruz, rio Jaguaribe, Rio Timbó, rio Jaboatão e Pirapama, rios Jaboatão e Pirapama, rios Ipojuca e Merepe, rios Sirinhaém e Maracaípe, rio Formoso, rio Carro Quebrado e rio Una.

Segundo o projeto, depois da criação da Apa de Preservação Marinha de Pernambuco um zoneamento será realizado e um grupo gestor para cada área será criado.De acordo com o secretário Sérgio Xavier, a implantação da Unidade de Conservação utilizará recursos da compensação ambiental, principalmente o Complexo Portuário de Suape. A proposta também será apresentada nesta quinta-feira (13) na reunião do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema), juntamente com a proposta de criação de outras cinco unidades de conservação.

Fonte: FolhaPE/Foto: Divulgação/SETUR/PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário