sábado, 1 de fevereiro de 2014

Memorial Arcoverde sofre com abandono e falta de manutenção

Empetur afirmou que um novo projeto para o espaço está em análise

Localizado na divisa entre Recife e Olinda, o parque Memorial Arcoverde é o cenário do descaso e abandono de um patrimônio público. Com uma área total de 113 mil m², o parque possui seis quadras esportivas – três para futsal e três para vôlei –, mas nenhuma está em condições de uso. Falta pintura e as barras de futebol enferrujaram. Os bancos de cimento no entorno do Parque estão quebrados e faltam ladrilhos na pista de cooper. O que era espaço para grama e virou mato e a academia ao ar livre está destruída. A situação de abandono foi denunciada no fórum de jornalismo do Pernambuco.com, o Cidadão Repórter. 

Os frequentadores mais assíduos do Memorial Arcoverde são, principalmente, moradores das comunidades vizinhas ao Complexo de Salgadinho. Eles reclamam do descaso com a conservação do local . “A prefeitura só fica na promessa que vão melhorar as condições e não faz nada”, diz o educador Adriano Pereira da Silva. Ele faz parte da organização não-governamental G.C Axé de kilú e leva cerca de trinta crianças ao parque diariamente para oficinas de esporte e arte. “'Todos os dias pela manhã usamos o lugar para realizar atividades, mas me preocupo porque as crianças se arranham nas quadras sem manutenção”, lamenta. 

Ao caminhar no parque é possível ver lixo espalhado em vários pontos. Garrafas, embalagens de comida e sacos plásticos podem ser vistos ao longo do caminho, até mesmo em uma parte de mangue. A única parte que recebe alguma preocupação por meio das autoridades é destinada ao Espaço Ciência, que serve para exposições montadas em ambientes fechados ao lado de centenas de experimentos interativos a céu aberto.

À noite a situação se agrava. O parque possui 33 postes de iluminação, mas de acordo com o guarda patrimonial que faz a segurança do local há sete anos, eles não funcionam. “Ficamos na escuridão total”, diz o guarda. O total de efetivo da Guarda Patrimonial para a segurança do local é de 20 agentes. Diariamente, cinco deles trabalham com a escala de 24h/72h (trabalha-se 24 horas e folga-se 72). Três deles ficam no posto de comando PS4 (localizado ao lado da administração) e dois no posto Praia, próximo aos campos de futebol. 

Procurada pela reportagem, a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) informou que tem conhecimento dos problemas no parque e está estudando um projeto apresentado por investidores internacionais que pretendem transformar o Memorial Arcoverde em uma grande área de lazer. Projeto este bem mais amplo do que o apresentado pelo arquiteto Luiz Vieira, que atuou com Burle Marx no projeto original.  Atualmente, o novo projeto está sob análise jurídica, uma vez que o Memorial Arcoverde é uma área cedida pela União ao Estado.

PolêmicaDe julho a agosto de 2009 o Cirque de Soleil usou um espaço do Memorial Arcoverde para armas suas tendas. O acordo inicial com a Empetur, em usar o local, era que após o período de apresentações a área seria replantada e seriam repassados investimentos para a requalificação do Parque, mas não foi isso que aconteceu. Não foi repassada nenhuma verba e o local agora é espaço de estacionamento para ônibus escolares e de turismo que visitam o Espaço Ciência e para os carros em grandes eventos que acontecem na casa de shows do Chevrolet Hall e no Centro de Convenções.

Fonte: pernambuco.com/Fotos: Myrela Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário