terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

IGARASSU: Educação de luto. Prefeitura fecha 2 escolas. E só não se fechou a terceira porque a comunidade reagiu contra a decisão.

Depois de denúncias de falta de professores, merenda, fardamento e material escolar, agora a notícia do fechamento de escolas, deixa população da Cidade de Igarassu, RMR, indignada.

Na tarde de ontem (11), o Vereador Professor Helmilton (PCdoB), com muita tristeza, denunciou na tribuna da Câmara de Vereadores, que o ano letivo começou muito mal na Cidade de Igarassu. Pois ficara sabendo, além da denúncia feita pelo Vereador Paulo Uchôa, do fechamento da Escola da Comunidade de Santa Helena, que mais uma escola havia sido fechada pela Prefeitura. A Escola Municipal João Batista de Fraga. Localizada em Guereré - também na zona rural.

O Professor ainda participou aos presentes na sessão ordinária da Câmara, de que a Prefeitura também tentou fechar a escola de Pau de Légua, mas a comunidade reagiu contra a decisão, o que fez com que a ação fosse suspensa. Justamente esta escola que fora destaque a nível nacional em 2011, quando apresentou um dos melhores índices de desenvolvimento educacional do Brasil.

O Líder da Bancada de vereadores que apoiam o Governo na Câmara, Vereador Maguila (DEM), disse que acreditava que a razão dessa decisão pela Prefeitura, tenha sido por causa da redução de alunos nessas unidades de ensino.

Para o Professor Helmilton, nada justifica a ação do Poder Público Municipal. Pois os investimentos do Governo Federal todos os meses chegam nas contas da Prefeitura. E que todos sabem da importância de se investir na educação das crianças e jovens das zonas rurais. Onde as didáticas e metodologias são diferentes das zonas urbanas. Até os livros são diferentes.

O Governo do PTB na Cidade de Igarassu tem sido alvo de muitas denúncias. E a Educação vem sendo uma das áreas que a população mais tem denunciado. Denúncias de falta de professores, de material escolar e fardamento, merenda precária, falta de cadeiras, o que tem deixado alunos sem assistirem aulas sentados. Escolas iniciaram o ano letivo sem serem pintadas. E em Três Ladeiras, uma reforma que já faz meses, e já vem se gastando quase um milhão, segundo denúncia feita por vereadores, ainda não foi concluída e os alunos são penalizados.

Toda essa situação pela qual a Educação tem passado em Igarassu, e também pela falta do reajuste do piso dos professores, que ainda não se recebeu nem se sabe a data para se começar a receber, já comenta-se a possibilidade da categoria dos profissionais da Educação deflagrarem uma greve.

Por Marcello Santanna/Jornal PE da Gente/Foto: Assessoria do Professor Helmilton

3 comentários:

  1. E o MPPE não está vendo isto? É denuncia e mais denuncia e não é feito nada.

    ResponderExcluir
  2. Socorro estão passando a mão no dinheiro público. Enquanto escolas são fechadas, familias inteiras estão mamando na prefeitura, sem falar no aluguel de casa de parentes de membros do primeiro escalão, assim como acumulo de cargos, obras que não possuem placas que constem dados como valor e data prevista para concusão..., viagens para membros da administração municipal, etc. Será que isto vai ficar assim mesno?

    ResponderExcluir
  3. Será que não seria hora de instituições de valor como o Ministerio Público, Policia Federal, TCE, fazerem uma vizitinha a cidade de Igarassu? De rastrearem as movimentações financeiras dos membros da administração municipal e de seus parentes?

    ResponderExcluir