quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Câmara de Vereadores de Igarassu presta homenagem póstuma ao Ex-prefeito Jurandir Bezerra Lins



O início do Primeiro Período Legislativo/2014 foi o momento escolhido pelos Vereadores de Igarassu, para prestar homenagem aquele que foi, segundo reconhecimento de inúmeros igarassuenses, o maior político e mais generoso amigo que a Cidade de Igarassu já teve: Jurandir Bezerra Lins. (* 25.12.1934  -  + 02.02.2014)
 
"Não poderíamos deixar de homenagear na tarde de hoje, quando iniciamos efetivamente neste ano os trabalhos desta Casa, um cidadão igarassuense que dedicou sua vida a Igarassu. Um homem de grande visão de futuro e que administrou esta cidade com o coração". Disse o Presidente do Poder Legislativo Municipal, Ademar de Barros (PDT).
 
Continuando, o Vereador Ademar mencionou algumas das importantes obras do Ex-prefeito, que deram início ao processo de desenvolvimento local:
 
- construiu 31 escolas municipais das 52 existentes;
- construiu as 2 únicas creches que existem, inclusive a de Araçoiaba quando ainda pertencia a Igarassu;
- trouxe as delegacias de Igarassu Sede e Cruz do Rebouças;
- comprou a maior frota de veículos da história até hoje, com recursos próprios e parcerias;
- calçou 16km de ruas;
- único prefeito a asfaltar o Sítio Histórico;
- trouxe 10 indústrias;
- zerou o déficit escolar (a primeira cidade do Brasil);
- os garis todos os dias antes de iniciar os trabalhos tomavam um café da manhã;
- disponibilizava transporte gratuito para estudantes universitários;
- criou a primeira agência de desenvolvimento da Cidade;
- no fim de seu mandato, deixou pronto para dar início a primeira escola técnica e a primeira escola de técnicas agrícolas. Mas infelizmente seu sucessor não deu continuidade;
- realizava o maior e melhor carnaval da Região. Com baile municipal, apoio as agremiações locais e defile de clubes e escolas de samba da RMR.
 
O Presidente falou ainda que Jurandir iniciava o atendimento ao público pela manhã e quando vinha terminar, na maioria das vezes, já era mais da meia-noite.
 
Falou do homem generoso que nunca disse um não a quem a ele recorria. Chegando a custear passagens e tratamento de saúde de vários moradores que assim precisassem se tratar fora do Estado.
 
Finalizando suas palavras, falou do seu grande sonho do amigo, que era construir em Igarassu uma faculdade. E assim foi feito. Oportunizando a milhares de jovens da Cidade a terem a cesso a um curso universitário. Onde muitas vezes custeou, ora parte, ora integramente, as mensalidades de tantos outros milhares de estudantes de Igarassu que passavam por dificuldades financeiras. E em alguns casos custeava também a alimentação.
 
O Vereador Paulo Uchôa, que foi secretário em um dos governos de Jurandir, também falou da importância do amigo, que nunca soube dizer não, e nunca virou as costas para ninguém.
 
Durante toda a Sessão Ordinária, todos os vereadores fizeram questão de falar da passagem do homenageado pela  Cidade. Discursos emocionados, como foi do Vereador Aristóteles que falou da tristeza de perder um amigo e grande político.
 
Aproveitando a presença do Prefeito Mário Ricardo, que viera a prestigiar o início do Período Legislativo, Ademar de Barros apresentou a Indicação de homenagear o Ex-prefeito, dando seu nome a uma das escolas que o atual Governo venha a construir. O que prontamente acatado pelo Chefe do Executivo, dizendo que se tratava de uma justa homenagem ao homem que mais se dedicou à educação de Igarassu em toda sua história.

Por Marcelo Santana/Jornal PE da Gente/Foto: Reprodução

Um comentário: