
Para se ter ideia, quando estiver em operação, prevista para 2014, a fábrica da Fiat terá mais de 550 mil metros quadrados (m²) de área coberta e vai empregar 12 mil pessoas, considerando a planta matriz e as 14 sistemistas de primeiro nível.
Os números são ainda mais expressivos. “A construção vai movimentar 32 mil toneladas de aço e 135 mil metros cúbicos (m³) de concreto. A área total de 1,4 milhão de m² terá mais de 20 quilômetros de vias internas para mobilidade de milhares de trabalhadores. Além disso, serão 180 ônibus fazendo a logística de pessoas, que movimentarão a produção entre 200 mil e 300 mil carros por ano, que equivalem à montagem de 800 a 1,2 mil veículos por dia, aproximadamente 45 por hora, ou seja, um carro sendo fabricado e entregue ao campo de provas a cada 1,4 minuto”, pontuou o diretor de Relações Industriais da Fiat, Adauto Duarte.
Durante audiência pública realizada em Goiana na semana passada, o projeto da montadora foi apresentado a representantes da sociedade civil e gestores públicos, considerando os dados de produção do Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima), entregue à Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e antecipado com exclusividade pela reportagem da Folha de Pernambuco. Conforme apresentado, serão quatro etapas de produção: prensa, funilaria, montagem e a central de comunicação, que está integrada às outras unidades e onde será feita a validação da qualidade do processo. Na prensa, onde será transformado aço em parte do veículo, por exemplo, a produção será de quase mil peças fabricadas. Na funilaria, onde a peça vira carroceria, são 261 estações executando mais de quatro mil pontos de solda.
Para finalizar o nada discreto processo de fabricação de veículos, ocorre a etapa de montagem, quando a carroceria que vem da funilaria e já passou pelo teste de qualidade no centro de comunicação, vai se transformar no carro. Em um galpão de 800 m², a carroceria recebe em segundos mais de seis mil componentes. Os passos subsequentes são teste hídrico e pista de teste em diversos tipos de solo. Vale ressaltar que 100% dos carros são testados e passam três vezes pela central de qualidade. Atualmente, a Fiat encontra-se na etapa de construção do canteiro de obras, onde deve ficar até dezembro. A construção da planta matriz tem previsão de iniciar em janeiro de 2013 e a produção, em 2014.
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