segunda-feira, 7 de novembro de 2016

ITAMARACÁ: Prefeito interino enfrenta grandes desafios em meio ao caos, mas em apenas um dia após a posse já libera pagamento atrasado de aposentados

"Tenho o desafio de fazer funcionários  receberem salários de cinco meses em apenas dois. Desafiador, mas faremos o possível." - Diz F. Macêdo


Com o afastamento do Prefeito Paulo Batista (PTB), pelo Ministério Público, até que sejam concluídos os trabalhos da Operação Itakatu, que investiga uma organização criminosa suspeita de desvio de dinheiro público e fraudes em licitações para a coleta de lixo na Ilha, quem assumiu a administração do Município foi o Vice-Prefeito F. Macêdo que fica de forma interina provavelmente até 31 de dezembro.

Mesmo estando o Município em uma situação considerada de pleno caos, o Vice-Prefeito, já no dia em que tomou posse, última sexta-feira (4), liberou o pagamento dos aposentados que, assim como os funcionários efetivos, estavam com salários atrasados.

"Pego a Ilha em situação muito difícil. Até mesmo o fornecimento de energia da Sede da Prefeitura havia sido cortado pela CELPE, onde tive que negociar parcelamento para termos seu religamento. Até o serviço de Internet também fora suspenso. É um estado de calamidade, mas estamos nos inteirando de toda situação e buscando organizar da melhor forma possível. E minha prioridade é regularizar os salários atrasados de todos os funcionários. Até o próximo dia 11 estarão sendo liberados os pagamentos. Terei o desafio de em dois meses pagar cinco. Acredito que nenhum gestor público no Brasil conseguiu fazer isso. Não será fácil, mas vamos conseguir." - Declarou o Prefeito em exercício F. Macêdo.

Uma outra medida imediata do Gestor foi reduzir de 16 para 8 o número de secretarias municipais. A ordem é diminuir custos para investir em ações prioritárias como Saúde, Educação e Infraestrutura.

Quanto a renovação do quadro de cargos comissionados, incluindo secretários e diretores, o Vice-Prefeito preferiu não mexer muito, pois compreende que não se dispõe de tempo para tanto. Algumas das substituições que fez foram necessárias, e outras por recomendações do próprio Ministério Público.

O Prefeito em exercício pede a população, veranistas e turistas que compreendam a situação não sendo nada fácil, mas que não medirá esforços a fim de se fazer o melhor possível em prol da Ilha.

Quanto o Prefeito Paulo Batista e suas complicações com a justiça, F. Macêdo diz não ter nada a declarar. Que ele é assunto de competência do Ministério Público.

Por Marcelo Santana/Jornal PE da Gente/Foto: Divulgação                                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário