segunda-feira, 21 de novembro de 2016

FestVerão Porto é cancelado após embargo das obras por questões ambientais

Banda Soja já havia se recusado a participar do evento marcado para janeiro

Após obras da contrução da Arena Porto, em Porto de Galinhas, serem embargadas por questões ambientais, a organização do Fest Verão Porto anunciou que o evento está cancelado. Em nota oficial divulgada na noite desta sexta-feira (18), a Luan Promoções informa que "apesar dos vultosos prejuízos" não levará adiante a festa que seria realizada nos dias 7, 14 e 21 de janeiro. Nomes como Ivete Sangalo, Wesley Safadão, Jorge e Mateus e Bell Marques eram esperados no evento. 

Ainda segundo o comunicado, o objetivo da empresa é "promover o desenvolvimento econômico, turístico e social de Porto de Galinhas". As obras do centro de eventos foram embargadas pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH). 

"Visamos estimular melhorias locais de infraestrutura, acessos e qualificação profissional da comunidade, junto com órgãos envolvidos, empresariado local e população, sempre respeitando e preservando o meio ambiente", diz outro trecho da nota. 

Nesta sexta-feira, o grupo de reggae norte-americano SOJA resolveu cancelar a apresentação que faria no evento por considerar a obra de grande "impacto ambiental negativo". "Devido ao impacto ambiental negativo que o desenvolvimento da Arena Porto causará ao Paraíso de Porto de Galinhas, a banda SOJA não se apresentará no Fest Verão Porto. Acreditamos que é mais importante proteger os ecossistemas do Brasil, uma das mais belas e sagradas terras no planeta Terra. Esperamos voltar ao Brasil um dia em breve e tocar nossa música pra vocês Até lá, por favor, cuidem uns dos outros e da nossa mãe Terra, sua banda de irmãos, SOJA", comunicou o grupo através do Facebook. 

A Arena Porto está localizada às margens da PE-09 e ocupa um espaço de 40 hectares, dos quais 20 são de áreas alagadas e de preservação. No projeto, outros 15 hectares seriam destinados para a construção de um centro de convenções multiuso e estacionamento com capacidade para 3 mil lugares. O empreendimento é de responsabilidade do empresário Luís Augusto Nóbrega em sociedade com Wesley Safadão e Janguiê Diniz. 

Leia a nota de esclarecimento na íntegra:

A Luan Promoções informa que em decorrência da suspensão do processo de licenciamento ambiental pela Prefeitura de Ipojuca para realização das obras de terraplanagem do Centro de Cultura e Lazer (Arena Porto) por recomendação do Ministério Público de Pernambuco, em respeito às instituições envolvidas e a população em geral, e visando construir um diálogo positivo com a comunidade de Porto de Galinhas, para esclarecer inúmeros equívocos veiculados pela mídia, resolveu, apesar dos vultosos prejuízos seguidos, CANCELAR a realização do FestVerão Porto que ocorreria em janeiro de 2017.

Comunicamos que o principal objetivo da construção do Centro de Cultura e Lazer é o de promover o desenvolvimento econômico, turístico e social de Porto de Galinhas, de Ipojuca e de Pernambuco, cuja terraplanagem foi iniciada, apenas e exclusivamente, após a expedição das respectivas licenças pelo município de Ipojuca, nos termos da legislação vigente.
 
Assim, acreditando que o projeto irá contribuir com o desenvolvimento de Porto, visamos estimular melhorias locais de infraestrutura, acessos e qualificação profissional da comunidade, junto com órgãos envolvidos, empresariado local e população, sempre respeitando e preservando o meio ambiente.

Reforçamos que a nossa atuação foi, e sempre será, pautada nos estritos termos das leis vigentes e em respeito às instituições e ao diálogo com a comunidade e com a sociedade em geral.

LUAN PROMOÇÕES

Fonte: Pernambuco.com/Foto: Divulgação/Montagem-DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário