quinta-feira, 5 de maio de 2016

Consulta pública coleta informações sobre regulamentação do Uber

O formulário ficará disponível do dia 5 ao dia 20 de maio pela internet

A qualidade dos serviços particulares de transporte em funcionamento no Recife, como Uber, T81 e similares, será avaliada em uma consulta pública realizada pela Câmara Municipal. O objetivo é colher informações em uma pesquisa quantitativa e qualitativa, além da possibilidade de regulamentação do novo sistema de transporte. O formulário ficará disponível do dia 5 ao dia 20 de maio pela internet.

Segundo o vereador Jayme Asfora, que iniciou a consulta pública, em São Paulo foram recebidas quase 6 mil sugestões da população, em um mês. Algumas perguntas são se o cidadão é usuário de táxi ou Uber, qual posicionamento sobre a regulamentação, além de informações sobre faixa etária e nível de escolaridade. O aluguel de corridas por aplicativos funciona na cidade desde março, quando o Uber chegou ao Recife e há dois meses o serviço similar T81 também começou a rodar.

Nesta quarta-feira foi realizada audiência pública com representantes das empresas e taxistas para debater a polêmica. Taxistas realizaram carreata que saíram das Zonas Norte e Sul da cidade. A categoria alega que o serviço não possui regulamentação e que concorrência traz prejuízos financeiros.

A prefeitura deve assinar, ainda nesta semana, o decreto 29558 de 04/04/2016 que regulamenta a Lei Municipal 18.176/2015, regularizando os softwares destinados à oferta de serviços individuais de transporte remunerado de passageiros no Recife. Em 2015, a Câmara do Recife aprovou a lei que regula os aplicativos, mas o assunto vem gerando debates chegando até a casos de violência entre taxistas e motoristas do aplicativo.

Fonte: Pernambuco.com/Foto: Julio Jacobina

Nenhum comentário:

Postar um comentário