quarta-feira, 6 de abril de 2016

Pesquisa mostra que dengue pode ser reduzida em 92% com vacinação

A pesquisa avaliou que, com a implantação de um programana nacional de imunização, os números em dez anos chegariam a 92%

Uma pesquisa  publicada na Revista Brasileira de Economia da Saúde analisou o impacto positivo da ampla vacinação contra a dengue no Brasil. O estudo mostrou que se existir um programa de vacinação rotineira entre crianças de 9 até 10 anos acontecerá uma redução de 22% dos casos de dengue, durante um período de cinco anos. O estudo mostra ainda que, se a mesma vacina também atingisse a população de até 40 anos, a redução alcançaria 81% neste mesmo período.

A pesquisa avaliou que, com a implantação de um programana nacional de imunização, os números em dez anos chegariam a 92%. Atualmente, a Organização Mundial da Saúde estima que aproximadamente 390 milhões de pessoas são infectadas com a dengue a cada ano. O Brasil foi o país com o mais notificações, só em 2015 existiram cerca de 1,6 milhões de casos confirmados.

Para os parâmetros relacionados com a vacinação, foram utilizados os resultados da eficácia fase III da vacina tetravalente contra a dengue da Sanofi Pasteur, conduzidos na América Latina, no Caribe e na Ásia, envolvendo voluntários de 9 a 16 anos. Os estudos teriam mostrado que, na terceira dose, a vacina reduziria em 93% dos casos de dengue grave e de 81% dos casos de hospitalização.

A Sanofi Pasteur, a Divisão de Vacinas da Sanofi, oferece mais de um bilhão de doses de vacinas todos os anos. A empresa oferece vacinas que protegem contra 20 doenças infecciosas e investe mais de um milhão de euros em pesquisa e desenvolvimento.

Vacinação pública
Na Filipinas, a partir desta terça-feira, um milhão de estudantes da 4ª série, em mais de 6 mil escolas públicas serão vacinadas com a Sanofi Pasteur. As três regiões escolhidas pelo programa de vacinação pública eram locais altamente endêmicas do país.

Fonte: pernambuco.com/Foto: Reprod. Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário