segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

ITAMARACÁ: Ilha ainda lamenta posicionamento confuso da justiça

Até o sol hoje descortinou meio sem brilho em Itamaracá. Para muitos este seria o início de semana mais esperançoso dos itamaracaenses...

No último dia 22 os advogados do Prefeito da Ilha de Itamaracá, Paulo Batista (PTB), recorreram à justiça na tentativa de impedir a realização da sessão ordinária do Poder Legislativo. Nesta iria ser votado o pedido unânime dos vereadores pelo afastamento do Executivo. O Juiz da Ilha, Exmo. Dr. José Romero Maciel de Aquino deu por improcedente a liminar dos advogados, dando favorável a realização da Sessão.

No dia 23, terça-feira, fora então realizada a reunião na Câmara, lido os relatórios das duas CPIs que apontaram fortes indícios de irregularidades da atual administração de Itamaracá, e, por unanimidade, foi votado o afastamento do Sr. Paulo Batista.

No dia seguinte, 24, o Vice-prefeito, F. Macêdo, sob eufórica manifestação de apoio dos itamaracaenses, funcionários e até alguns cargos comissionados, tomou posse no prédio sede do Legislativo.

Sem perder tempo, o então empossado prefeito fez questão de visitar os prédios das secretarias e outros órgãos da administração pública municipal. Várias munícipes voluntariamente, com sorriso no rosto, o acompanhavam. A cada visita, funcionários recebiam com satisfação e votos de sucesso.

No início da noite da quinta-feira, 25, o mesmo Juiz decidiu acatar a defesa dos advogados do Prefeito, julgando a decisão dos vereadores como inconstitucional. Concedendo assim o direito ao Sr. Paulo Batista de reassumir seu posto de Executivo da Ilha...

A decisão do Juiz tem sido considerada como confusa. E muito lamentada pela população, visto,  dito por muitos, que a administração do petebista tem sido desastrosa e até irresponsável. Além das várias denúncias de improbidade administrativas que pesam contra o Prefeito, todas estas com documentos comprobatórios, segundo a maioria dos vereadores, pagamentos de funcionários são atrasados, direitos trabalhistas são desrespeitados, lixo acumulados pelas ruas, iluminação pública precária, falta de medicamentos, merenda em falta... vários absurdos.

Segundo o Prefeito, ele foi vítima de um golpe dos Vereadores Sargento Edson, Zé Elias e George Baiá, na tentativa de quererem lotear espaços da gestão. Mas que sua administração vem acontecendo com transparência. E tem a certeza de que será reeleito prefeito de Itamaracá.

A Câmara dos Vereadores, de acordo com seu presidente, Vereador Edson (PTB), recorrerá da decisão do Juiz José Romero. E diz ainda, que, independente a volta do Prefeito, a Comissão Processante irá seguir com as investigações aprofundadas das denúncias contra a atual Gestão.

Amanhã, 1º de março, haverá sessão ordinária do legislativo. Os fatos da semana passada certamente serão calorosamente discutidos.

Marcelo Francisco/Jornal PE da Gente/Foto: Marcelo Francisco

7 comentários:

  1. Caro Marcelo,
    O posicionamento da justiça não é confuso, confusos são as explicaçoes da situação ! Eis o que postei no Facebook faz alguns días....
    26 February at 18:32 · Igarassu, PE, Brazil ·

    O VÔO DO FENIX LEVANTADO DAS CINZAS TERÁ UMA DURAÇÃO CURTA !

    "Chocado com os acontecimentos de ontem, eu decidi descobrir qual é a situação real e quais são as causas . .......Eis, do melhor de meu conhecimento, os factos. ------->

    O Prefeito de Itamaracá foi reintegrado por causa de um erro técnico no processo de sua suspensão, esta situação é temporária!
    A remoção de um prefeito eleito só pode ser feito por um juiz, eo processo é realizado sob os auspícios e controle do Ministério Público, o corpo de vereadores não pode agir unilateralmente, embora eles são que votam para efetuar a remoção .
    Um vereador que denuncia um funcionário eleito não é permitido votar na decisão final do mesmo processo. Quando se tornou óbvio que graves "irregularidades" estavam ocorrendo no municipio, seis dos nove vereadores fizeiram a denúncia ao Ministério Público, não percebendo que isso ia privar-los de votar no mesmo processo.
    ESTE É A ÚNICA RAZÃO PELA REINTEGRAÇÃO DO PREFEITO - NÃO FOI UMA DECLARAÇÃO DE INOCÊNCIA.
    É ironico que o dinheiro "esfumado" da denuncia é da Prevenção do municipio..... então todos aqueles empregados da prefeitura solidarizando com o Prefeito provavelmente vão ser os mais prejudicados !
    Ah, e como brinde, existe uma divida municipal com a CELPE de mais de R$ 400,000:00"

    ResponderExcluir
  2. Simples não eh confusa a ação do Juiz, e sim bem esperada, com certeza aconteceu um clássico caso de corrupção onde o prefeito e os seus molhou a mão do juiz para tapar os olhos com os fatos que vem acontecendo na ilha

    ResponderExcluir
  3. Só esqueceu de falar que "desapareceu" documentos da prefeitura... Que ele colocou pai de vereador pra séc de segurança, o irmão dele TB tava lá TB... Não eh ele que luta contra nepotismo?

    ResponderExcluir
  4. Só esqueceu de falar que "desapareceu" documentos da prefeitura... Que ele colocou pai de vereador pra séc de segurança, o irmão dele TB tava lá TB... Não eh ele que luta contra nepotismo?

    ResponderExcluir
  5. Só esqueceu de dizer que o pai do vereador seria um ótimo secretário até porque os que se encontram pedem sua orientação e que o "suposto roubo " de documentos tratasse de uma farsa para recair sobre o prefeito que assumiu. Quando na verdade foram sumidos para não serem achadas novas irregularidades.

    ResponderExcluir
  6. Só esqueceu de falar que o pai do vereador é competente inclusive os que estão lá pedem sua orientação e seria um ótimo secretário. E que o " suposto roubo " de documentos não passa de armação para não serem encontradas mais irregularidades e a culpa recair sobre o prefeito que assumiu. Quanto ao irmão esse estava em solidariedade ajudando nem nemhum tipo de nomeação comprometedora quanto a nepotismo.

    ResponderExcluir
  7. Quando é que o ministério público vai colocar esse prefeito ladrão na cadeia.Prefeito você não se livrará da justiça , o povo não admite mais ladrões como você tirando a dignidade deste povo ,pobre que precisa de educação, saúde ,esgoto sanitário .Se lembre que você é empregado e nos somos seu chefe.Lembro também que está sendo vigiado e investigado.Aliás o que está fazendo com o dinheiro que a cidade recebe dos presídios o valor significativo de hum milhão de reais? Vai também dar conta disso !

    ResponderExcluir