terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Inscrições do ProUni começam hoje

Para se inscrever, é preciso ter participado do Enem de 2015 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas e não pode ter zerado redação

Os estudantes já podem consultar na internet as bolsas de estudos disponíveis para a primeira edição de 2016 do Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas em cursos de instituições privadas de ensino superior. A consulta foi liberada ontem pelo MEC. As inscrições para o ProUni começam hoje e seguem até as 23h59 do dia 22.

Para fazer a inscrição, o candidato deve ter participado do Enem de 2015 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas e não pode ter tirado nota zero na redação. Apenas estudantes que não tenham diploma de curso superior podem concorrer às vagas.

O ProUni oferece a estudantes brasileiros de baixa renda bolsas de estudos integrais e parciais (50% da mensalidade). Podem concorrer às bolsas de estudo os alunos que cursaram o ensino médio em escolas públicas ou na condição de bolsistas em escolas particulares. Podem participar também pessoas com deficiência e professores da rede pública que estejam exercendo a profissão.

As bolsas integrais são para candidatos com renda familiar bruta por pessoa de até 1,5 salário mínimo mensal. As bolsas parciais são destinadas a participantes com renda familiar bruta por pessoa de até três salários mínimo mensais. Estão dispensados dos requisitos de renda os professores em efetivo exercício do magistério da educação básica e integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública. O resultado da primeira chamada do ProuUni será divulgado no dia 25 de janeiro.

Selecionados iniciam matrícula pelo Sisu

Por Max Felipe 

O Ministério da Educação (MEC) divulgou ontem o resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os candidatos selecionados deverão fazer a matrícula durante os dias 22, 25 e 26 deste mês. Aqueles que não foram selecionados na primeira convovação terão a chance de participar da lista de espera. O calendário segue até o próximo dia 29 de janeiro. 

Natural de Cupira, no Agreste de Pernambuco, Gilvan Matias Filho, 20 anos, nunca desistiu dos seus sonhos. Foi aluno do curso de Engenharia de Petróleo da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na Paraíba. Mas após cursar dois períodos não quis seguir adiante e trancou o curso em 2013. Há dois anos, tentava uma vaga no curso de medicina. Para tomar essa decisão, participou do programa de bolsistas do Pré-Vestibular do Colégio Motivo e conseguiu uma bolsa de 100%. Em busca de um ideal teve o apoio da família, que o ajudou a pagar o aluguel de um apartamento, onde divide as despesas com mais seis conterrâneos. “A sensação é de dever cumprido”, revelou Gilvan, que pretende se especializar em infectologia. 

O Sisu ofertou 228 mil vagas em 131 universidades públicas. Na UFPE foram 6.972 em 96 cursos. Na UFRPE foram 3.560 vagas para os cursos de graduação na primeira edição de 2016 do processo seletivo do Sisu, sendo 560 vagas na Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG), 720 na Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST), 1970 na Unidade de Sede Dois Irmãos/Recife e 300 vagas na Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho (UACSA). 

No Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) a novidade é a utilização do Sisu e Sisutec para a segunda entrada dos cursos superiores e técnicos subsequentes, com 382 vagas para o Sisu e 2.160 vagas para o Sisutec, tendo como forma de seleção a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No total foram oferecidas 5.427 vagas. As vagas serão distribuídas em 21 cidades e 15 campi, além dos polos de educação à distância. São seis novos campi, inaugurados em 2014, que também oferecem vagas no processo: Olinda, Igarassu, Paulista, Palmares, Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho. “Infelizmente só não temos em Abreu e Lima porque não conseguimos um espaço para começar. Os cursos foram definidos a partir de uma pesquisa de mercado que diagnosticou as necessidades dos próximos 20 anos, além de consultas populares”, explica a reitora do IFPE, Cláudia Sansil.

Fonte: pernambuco.com/Foto: Malu Cavalcanti

Nenhum comentário:

Postar um comentário