segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Começa a festa do Morro da Conceição

Durante dez dias de programação, 56 missas serão realizadas, além de shows e procissões

Pés descalços, joelhos dobrados e lágrimas nos olhos. As demonstrações são muitas, assim como a quantidade incontável de fiéis que se reúnem, a cada período, para manifestar a sua fé e entregar a própria vida à interseção dos céus. No Recife, o ciclo de homenagens a Nossa Senhora da Conceição tem início neste domingo e se estende até o próximo dia 8 de dezembro. O morro dedicado à santa, na Zona Norte da Cidade, se veste de azul e branco, em meio à emoção e reverência. A 111ª edição da festividade traz como tema “Maria, reflexo da Divina Misericórdia”, com a expectativa de receber um público de um milhão de pessoas. Durante dez dias de programação, 56 missas serão realizadas, além de shows e procissões. Este ano, a grande expectativa está na elevação à Santuário Arquidiocesano, vindo acompanhado de melhorias e uma afinidade ainda maior com os devotos.
“A nossa projeção é de aumento das visitas, incluindo peregrinações e romarias. Os nossos irmãos poderão ser atendidos com mais rapidez, por meio de confissões e aconselhamentos. Já o quantitativo de celebrações também deve ser ampliado, continuando com a nossa missão de receber pessoas de diversos pontos do País”, explicou o pároco José Roberto França. Segundo ele, a administração da casa passará para a congregação dos Redentoristas. O grupo é conhecido por dirigir os grandes santuários do Brasil a exemplo de Aparecida, em São Paulo. “Confiamos no apoio de nossa comunidade, disposta a recebê-los de coração aberto”, acrescentou o religioso.
O ponto alto de hoje fica por conta da procissão, às 18h, partindo do Sítio da Trindade. Já às 19h é a vez da celebração solene de abertura. Entre a multidão esperada, diversos relatos e histórias de vida conseguem se cruzar, cada um trazendo nos ombros as marcas da dor e do desejo de encontrar solução para entraves de ordem física ou espiritual. O respeito e o carinho pela santa podem ser vistos no rosto de pessoas de todas as idades que, assumindo apenas a condição de irmãos, depositam seus anseios sobre o altar. Além das velas, as aspirações são representadas através de fotografias e peças de roupas. “Eles são regidos pelo coração e demonstraram a gratidão e a certeza de ter o seus pedidos atendidos pela bondosa e amável mãe”, reforçou o padre Roberto.
INFRAESTRUTURA
Com a projeção de uma rotina diferente, o Morro da Conceição deve sinalizar a necessidade de novas medidas estruturais, até então não asseguradas. De acordo com a Secretaria de Planejamento Urbano, ainda seria cedo para definir projeto. Conforme a pasta, qualquer intervenção deve fazer parte do Plano Diretor do Recife, sendo as sugestões incorporadas. Também procurada pela Folha, a Secretaria-executiva de Controle Urbano assegurou os esquemas especiais para garantir a organização dos espaços públicos e o controle do comércio informal. O quadro pretende ser reaplicado, mediante a necessidade, em outras épocas do ano.
Este ano, 380 barracas de comércio e brinquedos estão autorizadas a funcionar. Os segmentos estarão divididos entre alimentação, brinquedos, artigos religiosos e serviços diversos. Nas ruas Eugênio Samico e Oscar de Barros, a área pública será reservada para a montagem de brinquedos infláveis. A venda de lanches ficará concentrada na Praça do Trabalho. Já as flores e os artigos religiosos, como velas e santinhos, serão comercializados no Largo Dom Luiz e no alto do morro. Para atender ao público, o Consórcio Grande Recife promete reforçar, hoje, 11 linhas de ônibus que atendem as proximidades. Ao todo, serão 117 veículos, quer realizarão 1.080 viagens. Durante a semana, o reforço será apenas na linha 612 - Morro da Conceição, com 11 viagens a mais por dia.
Fonte: FolhaPE/Foto: Reprod. Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário