IRCE FALCÃO
De olho em um lugar no pódio, a pernambucana Tamyres Domingos, de 20 anos, compete hoje a prova de aquatlo da Grande Final da Série Mundial de Triathlon (WTS), que está sendo realizado em Chicago, nos Estados Unidos. A modalidade abre o calendário do evento, que terá ainda as disputas triatlo olímpico e sprint triatlo. O aquatlo consiste 750 metros de natação e cinco quilômetros de corrida. Usualmente, as provas têm o seguinte formato: 2,5 quilômetros de corrida, seguida pela natação e, por fim, mais 2,5 quilômetros correndo. Em Chicago, a prova começará direto na natação, pois, devido à baixa temperatura da água, os atletas poderão usar o macacão de neoprene, e é inviável vesti-la em uma transição.
Tamyres competirá na categoria sub-23 com o objetivo de repetir o feito de 2011, quando esteve no pódio no Mundial da China. Na ocasião, foi terceira colocada na categoria de 16 a 19 anos do aquatlo. A pernambucana está em Chicago desde o final da semana passada, em processo de aclimatação. “Vou ter que encarar algumas dificuldades, como o clima frio e água muito gelada. Fora isso, os treinos de corrida e ciclismo evoluíram muito bem. O pensamento é: o que tinha de ser feito, foi feito”, destacou Tamyres, que competirá também o sprint triatlo, amanhã (750 metros de natação, 20 quilômetros de ciclismo e cinco quilômetros de corrida). “Tamyres é muito regular, acredito na possibilidade de medalha no aquatlo. Já no sprint, a meta é nos mantermos entre as oito ou dez melhores”, destacou Rolnan Gueiros, técnico da atleta.
MASCULINO
Seis meses após a disputa da primeira competição no triatlo, o também pernambucano Luis Fernando Silva, de 18 anos, é outro que estará na prova mundial de aquatlo hoje. Ele disputará o título da categoria até 18 anos.
EVENTO
O Mundial de Aquathlon acontece desde 1998 e, neste ano, envolve as categorias de idade (amadores), elite, sub-23, júnior e paratriathlon. A dimensão de importância da Grande Final da Série Mundial de Triathlon é tanta que, apenas nas categorias de idade do sprint triatlo e do triatlo olímpico, serão 3.783 atletas de 64 nações diferentes.
Fonte: FolhaPE/Foto: Jedson Nobre/FolhaPE
Nenhum comentário:
Postar um comentário