quarta-feira, 13 de maio de 2015

Na Câmara Municipal de Igarassu foi aberta oficialmente a Semana de Resistência Negra

Projeto de autoria do Vereador Professor Helmilton, a Cidade vivenciará todos os anos uma semana de atividades dedicadas ao povo que ajudou na construção de Igarassu.

Todas as vezes que se falou da construção da histórica cidade de Igarassu, terra onde nasceu Pernambuco, e de uma importância grandiosa para a história do Brasil, nunca se falou da contribuição do povo negro. Sempre dos brancos, e em alguns momentos dos indígenas. Esquecendo que se não fossem os negros, na ocasião escravos, nada teria sido feito. Com base nesta afirmativa, um grupo de estudantes, historiadores, pesquisadores e diversos outros profissionais que formam o Coletivo de Resistência Negra, instituição social municipal, decidiu elaborar um projeto onde os igarassuenses passassem a ter o conhecimento da participação dos negros em todos os processos de construção e desenvolvimento do passado ao presente desta Cidade de Igarassu.

Defensor de uma cultura igualitária, o Historiador e Vereador Professor Helmilton Beserra (PCdoB), também membro do Coletivo, formatou a Proposta em Projeto de Lei e o apresentou na Câmara Municipal, o que fora prontamente aprovado. Tendo sua 1ª Edição já neste ano de 2015.

Sob a presidência do Vereador Ademar de Barros (PDT) aconteceu na noite de ontem (12), no Plenário da Casa de Duarte Coelho, Sede do Legislativo, a cerimônia de abertura oficial da Semana Municipal de Resistência Negra.

A noite contou com uma palestra do Professor de História e Estudante de Arqueologia da UFPE, membro do Coletivo, Sr. Marcos Antônio, que falou o que é e o que se objetiva o Projeto. Tendo como uma das ações a inclusão nas escolas municipais, durante a Semana, atividades pedagógicas alusivas ao Tema. Como também homenagear com uma comenda, pessoas e instituições que tenham colaborado ou colabore de forma relevante para a divulgação e exaltação da Cultura Negra de Igarassu.

Estiveram presentes os Vereadores Paulo Uchôa, Edinho Martins e Irapuan Ramos. O Autor do Projeto não pode estar presente por acompanhar seu Pai a tratamento médico. Representando o Governo Municipal, compareceram os Secretários de Turismo e Cultura, João Moraes e de Comunicação, Adriana Nóbrega. Tendo como atração cultural o Artista local Joel Carlos, que fez uma apresentação solo de canções de Coco.

Por Marcelo F. Santana/Jornal PE da Gente/Foto: Marcelo F. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário