segunda-feira, 18 de maio de 2015

IGARASSU: Governo Municipal ignora Conselho Tutelar

"Abandono"- Esta é uma das apalavras que definem a situação pela qual passa o Conselho Tutelar da da Cidade de Igarassu, RMR. Revoltados, pois há dois anos que procuram o Prefeito Mário Ricardo (PTB) e o atual Secretário de Governo, Charles Roger, sem conseguirem solução para os problemas de responsabilidade do Governo Municipal, a não ser apenas promessas, os cinco Conselheiros decidiram procurar o Jornal PE da Gente para dar uma entrevista exclusiva, levando à sociedade o que vem acontecendo no Conselho, prejudicando sua atual como instrumento de extrema importância na garantia dos direitos das crianças e adolescentes da Cidade.

O Conselho que já teve o fornecimento de energia suspenso porque a Prefeitura não pagou a CELPE, e hoje tem o único telefone de plantão sem funcionar porque a Prefeitura também não paga a conta, está sem poder fazer as visitas as famílias assistidas, nem atender aos chamados de violência contra crianças, porque há duas semanas não tem combustível no veículo. Falta até papel ofício...

Por falta de estrutura e equipamentos, apenas se dispõe de uma sala para atendimentos. O que provoca reclamações e desistências de famílias que esperam mais de horas por atendimento. E a única sala não oferece condições dignas de trabalho.

Quando chove é um Deus nos acuda. O prédio fica alagado. As paredes infiltradas por água, e no teto, que suas condições ameaçam desabar, vários buracos facilitam os alagamentos. Até o Ministério Público já alertou e recomendou que o Órgão mudasse para um outro local, visto que nem acessibilidade dispõe para cadeitantes.

"Procuramos inúmeras vezes a Prefeitura e o que apenas se tem é o desrespeito e descasos para com nossas necessidades, querendo-nos fazer acreditar em promessas. E o atual Secretário de Governo, Sr. Chales Roger, em uma de nossas peregrinações, garantiu que no dia seguinte (26/03) teríamos nossos pleitos atendidos, ou pelo menos respostas, mas já são dois meses passados e nada. Estamos cansados e não acreditamos mais em uma palavra desse Governo." - Disseram os Conselheiros.

Os entrevistados falaram que o Prefeito Mário Ricardo durante sua campanha, prometeu que faria do Conselho Tutelar de Igarassu, uma referência para o Estado. Assim que eleito pediu cem dias para organizar o Município e a partir de então iniciar o cumprimento da promessa. Mas, segundo os Conselheiros, até agora o único investimento que se teve da atual Gestão, foram um computador, que está quebrado, e uma impressora locada. A estrutura ainda é a mesma do ano de 2000.

Os Conselheiros dizem serem vítimas de perseguição política. Visto apenas um dos seus companheiros (de declarada participação partidária na equipe que ajudou a eleger o Prefeito) tem tratamento diferenciado, no que se refere aos atendimentos nas secretarias municipais. Enquanto os demais quando são atendidos, antes têm sofrido longa espera e indiferenças.

Este ano haverá eleição para o Órgão. Certamente acontecerão grandes problemas, pois é necessário que todos os conselhos tutelares do País, tenham uma lei municipal adequada aos parâmetros da esfera nacional. No entanto, em Igarassu faz dois anos que a minuta da Lei foi entregue ao então Procurador da época, Charles Roger, e nada foi feito. 

Semana passada, o Governo Federal fez a entrega de dois veículos e equipamentos para os Conselhos Tutelares de Igarassu Centro e Cruz do Rebouças. Na página do Facebook da Prefeitura, o Prefeito posa para foto ao lado dos carros e diz ser atencioso e preocupado em dar aos Conselhos tudo o que necessário para o perfeito funcionamento dos mesmos. Segundo os conselheiros, O Sr. Mário Ricardo não agiu com a verdade e foi desrespeitoso. "A participação da Prefeitura para aquisição dos equipamentos foi mínima. Nós, os dez Conselheiros nos inscrevemos e corremos atrás. O que coube ao Governo foi tão somente preencher alguns documentos com informações do Município e encaminhá-los." - Afirmam os entrevistados, que ainda disseram que receberam R$ 50,00 para ajudar no combustível para os Conselheiros de Igarassu Centro participarem da entrega dos veículos em Recife. Mas para os companheiros de Cruz do Rebouças, que sofrem situação ainda pior, tiveram que pagar do próprio bolso suas passagens.

Estamos cansados. Decepcionados com a atual gestão, muito embora as outras passadas também não agiram como deveriam na trato com este Órgão. Mas a diferença é que os outros não prometeram tanto. Falta competência a muitos dos membros dessa equipe do Governo Municipal. E nós não acreditamos mais em nada do que falam. Restando-nos apenas reconhecer à Imprensa para levar o caso ao conhecimento da população, em seguida buscaremos outros meios legais que possam nos ajudar. - Finalizam os  Conselheiros.

ESTATÍSTICA:

Desde sua criação, 2000 a 2013, o Órgão atendeu a 5.476 casos de violação dos direitos da criança e adolescente. Sendo em 2013 ocorrido um número recorde assustador: 516 casos em apenas um ano.

Por Marcelo F. Santana/Jornal PE da Gente/Foto: Marcelo F. Santana

3 comentários:

  1. Não foi só o conselho tutelar, mas sim toda a cidade! É uma vergonha o que esses governo está fazendo com o município!

    ResponderExcluir
  2. E o pior é que ninguém faz nada. Esse senhor e sua equipe "fantástica", estão acabando com a cidade. Eles se comportam como verdadeiros donos da cidade. Pena que o povo não faz nada, ficam assistindo de camarote os desmandos do imperador e sua corte!

    ResponderExcluir
  3. ISSO É UMA GRANDE E ENORME VERGONHA PARA A NOVA GESTÃO!
    ISSO É A MUDANÇA QUE O SENHOR MARIO RICARDO PROMETEU.
    MUDANÇA PRA PIOR!!!!

    ResponderExcluir