segunda-feira, 23 de março de 2015

Professores da Rede Estadual paralisam aulas quarta e quinta-feira

Categoria vai cruzar os braços em mobilização que pede reajuste de 13,01% para todos os profissionais


Os professores da rede estadual de ensino decidiram, em assembleia geral realizada na tarde desta segunda-feira (23), manter o estado de greve e paralisar as aulas nesta quarta (25) e quinta-feira (26). Uma nova assembleia acontece nessa sexta (27), às 9h, quando eles podem deflagrar greve.

Por volta das 16h30, os professores saíram em passeata do Teatro Boa Vista, onde a assembleia aconteceu, em direção ao Palácio do Campo das Princesas, no bairro de Santo Antônio, para pressionar o governo.

A categoria está em estado de greve desde o último dia 13 por não entrar em acordo com o estado. O governo estadual encaminhou à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) um projeto de lei que reajusta em 13,01% apenas o salário dos professores com nível médio, o antigo magistério.

Os profissionais com ensino superior receberiam um ajuste de 0,89%, para igualar os salários da categoria. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), porém, argumenta que esta medida desregula o plano de cargos e carreira e pede o reajuste de 13,01% para todos.

Reunião com o governoPela manhã, a segunda reunião de negociação entre a Secretaria de Administração de Pernambuco e professores terminou sem acordo. Uma nova rodada de negociação foi marcada para a próxima segunda-feira (30), às 16h, na sede da Secretaria de Administração de Pernambuco.  

De acordo com a Secretaria Estadual de Administração, "um acordo foi firmado para selar a continuidade do processo de discussão sobre o reajuste salarial dos professores com licenciatura e a garantia do piso nacional de salários definidos pelo Ministério da Educação (MEC) retroativo a janeiro de 2015". Na reunião desta segunda (23), os secretários de Administração, Milton Coelho, e de Educação, Fred Amâncio, estiveram com uma comissão de seis representantes do sindicato.

A assembleia geral da categoria realizada na tarde desta segunda faz parte da campanha salarial 2015 e obedece ao calendário de mobilização do sindicato. Durante o encontro, foram repassadas as informações sobre a reunião da manhã desta segunda com o estado.
Estado de greveOs professores da rede estadual de ensino de Pernambuco estão em estado de greve desde o último dia 13. A decisão da categoria foi tomada após o governo estadual encaminhar à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) um projeto de lei que reajusta em 13,01% apenas o salário dos professores com nível médio, o antigo magistério.

"Já para os docentes com nível superior, o reajuste foi de 0,89%. Para as demais categorias, não houve reajuste salarial.  Com isso, o salário de professores com magistério e com nível superior ficou igual, ocorrendo um achatamento no Plano de Cargos e Carreira da categoria", informou o Sintepe.

Calendário de mobilização

Nesta terça-feira (24), os professores vão realizar mobilizações nas escolas estaduais. Na quarta e quinta, a categoria vai paralisar. Uma nova assembleia acontece nesta sextaa-feira (27), onde os profissionais podem deflagrar greve.

Fonte: Pernambuco.com/Foto: Sintepe/Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário