domingo, 15 de março de 2015

Mais um ninho de tartaruga marinha no Recife

Esta é a segunda desova do animal registrada na capital pernambucana em 2015

A orla da capital pernambucana ganhou mais um ninho de tartaruga marinha. Dessa vez, a desova aconteceu na praia do Pina, por trás das quadras de tênis da beira-mar. A área foi isolada com redes e estacas pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Smas) na manhã deste sábado (14). Acredita-se que a espécie dos animais deve ser tartaruga-de-pente.

Segundo a secretaria, moradores e comerciantes locais informaram sobre a existência do ninho na sexta-feira (13). Esta é a segunda desova registrada pelo órgão ambiental em 2015 – a primeira ocorreu em fevereiro, em Boa Viagem, na altura do quiosque 57.

Ainda de acordo com a Smas, o novo ninho deve abrigar cerca de 100 ovos e as pequenas tartarugas levarão de 45 a 60 dias para sair. Até lá, a Brigada Ambiental fará rondas todos os dias, no local. A Emlurb também foi alertada sobre a existência de mais um ponto de desova e os funcionários que realizam o serviço de limpeza da areia com a ajuda de trator terão cuidado redobrado ao passar pela área.

Cuidados

A Smas lembra que este é um período de desova para tartarugas e as praias de Boa Viagem e Pina ainda podem receber algumas visitas desses animais. No ano passado, foram identificados e protegidos quatro ninhos de diferentes espécies, mas um deles foi violado e cerca de 30 ovos foram perdidos.

Sempre que for identificada uma desova, a população deve entrar em contato com a Smas para informar o ocorrido por meio do telefone 0800.720.4444. Durante o momento de desova, é importante não se aproximar e nem direcionar luz para os animais, para tranquilizar a composição do ninho.

 Fonte: FolhaPE/Foto: Reprodução Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário