sexta-feira, 20 de março de 2015

IGARASSU: Prefeitura recebe autorização da Câmara para fazer empréstimo de 5 milhões à Caixa Econômica, a pagar em 20 anos

A oposição vota contra e diz que empréstimo é desnecessário. Será apenas um endividamento para o Município que vem crescendo sua arrecadação.

Foi votado e aprovado nesta quinta (19), na Câmara Municipal de Igarassu, o Projeto de autoria do Poder Executivo, que autoriza o Prefeito Mário Ricardo a fazer um empréstimo de R$ 5 milhões de reais à Caixa Econômica Federal. Este terá a carência de um ano e o prazo de vinte anos, em parcelas fixas, para quitar a dívida.

Segundo o Governo, o dinheiro será investido no calçamento de 22 ruas. Mas para a oposição, ruas devem ser calçadas, muito mais que essa quantidade, mas sem a necessidade de fazer o Município contrair uma dívida bancária.

Para os Vereadores de Oposição, Paulo Uchôa (PDT), e Professor Hélmilton (PCdoB), chega a ser ilógico o empréstimo. “Segundo o próprio Governo a arrecadação municipal vem aumentando, fechando 2014 com 13% de aumento na receita. O orçamento do Governo aprovado para o exercício de 2015 é de R$ 170 milhões de reais. E mesmo assim, o Prefeito decide por fazer esse endividamento...”- Diz o Professor. E acrescenta: “- Yves, Ninho e Gesimário calçaram ao todo, mais de 400 ruas, com as arrecadações muito inferiores ao desta Gestão, e nem por isto precisaram fazer empréstimo a Bancos.” Paulo Uchôa contribui dizendo que em 2013 e 2014, nem 10% de orçamento destinado para calçamento de ruas, foram executadas.

Para o Presidente da Casa, Vereador Ademar de Barros (PDT), o posicionamento de crítica ao empréstimo não passa de intenções hipócritas de olhos já voltados para a disputa eleitoral de 2016. “Para os benefícios que esse empréstimo fará para as comunidades que terão essas ruas calçadas, acho até muito pouco o valor. Pois deveria ser maior, até para fazer mais. O valor é pequeno, as parcelas também e o período para pagar é tão longo que ao terminar, o dinheiro já terá se desvalorizado.”- Disse o Vereador.

O fato é que o Projeto foi aprovado, podendo o Prefeito contrair o empréstimo. E a votação nominal e aberta se dando da seguinte forma: FAVORÁVEIS: Erica Uchoa, Izaque Leite, Maguila, Siqueira, Prazeres e Irapuan. – CONTRA: Professor Hélmilton e Paulo Uchôa. – Abstenção: Tote e Gui. – Faltou: Edinho Martins.

Agora o que chamou a atenção de muitos, foram os votos de abstenção dos Vereadores Tote e Gui, ambos do PSB. Uma vez que o Presidente do Partido, o Ex-prefeito Severino Ninho, publicou em sua página no Facebook, que o Diretório Executivo do PSB, Secção Igarassu, tomou a deliberação no dia anterior à votação, e tomou a decisão unânime de que seus Vereadores deveriam votar contra ao Projeto, sob pena de punição caso a decisão não fosse acatada. No entanto, Suas Excelências Tote e Gui decidiram por contrariar o posicionamento do Partido, quando preferiram se abster ao invés de votarem contra.

Procurado, o Vice-presidente do PSB/ Igarassu, Sr. Marcos Eduardo, diz que a Executiva deverá se reunir e avaliar o fato. A partir daí chegar a uma decisão.

Por Marcelo F. Santana/Jornal PE da Gente/Foto: Elvis Henrique

5 comentários:

  1. A farra do boi está com todo gás! É uma vergonha estão limpando os cofres municipais! E o pior o povo de bracos cruzados, assistindo de camarote o afundamento da cidade,

    ResponderExcluir
  2. Esse prefeito e seu grupo vieram pra arrombar. Nem o eleitor mais pessimista acharia que esse povo seria tão ruim! Pobre Igarassu será que ainda vai ficar de pé ao final do mandato dessa criatura?

    ResponderExcluir
  3. É verdade nunca vi coisa assim em toda minha vida! Ele é descarado, são denúncias e mais denúncias e ele não dá a mínima. Só quer saber de manter o seu Império e sustentar sua corte de incompetentes. Igarassu terá em sua história o prefeito imperador e sua corte moribunda!

    ResponderExcluir
  4. Esse cara é um engana trouxa, que não gosta do povo, que não tem amor no coração. Que até com os próprios funcionários não dar atenção dentro da sua empresa. O que ele quer é ser mais rico do que é.
    Gente temos que botar uma pessoa comprometida com o povo de Igarassu, não comprometida com seus próprios bens. Pelo amor de Deus ninguém merece outra vez não.

    ResponderExcluir
  5. Mario Ricardo entrou em Igarassu para atrasar o desenvolvimento dessa cidade. O intuito dele não foi para fazer Igarassu crescer, mais sim na ganância pelo poder. Uma pessoa que recebe um munícipio, em vez de fazer valer o voto da população, que estar carecendo de infraestruturas como pavimentação saúde de boa qualidade, remédios nos postos de saúde, escolas boas pedagógicamente e etrutural e seguranças, são fundamental para um município.

    ResponderExcluir