sexta-feira, 20 de março de 2015

Anúncio de loja diz que só contrata vendedora que não tenha Whatsapp

Um anúncio de emprego em uma loja de roupas na cidade mineira de Uberlândia chamou a atenção de quem passou pelo local. A placa dizia “Contrata-se vendedora com experiência (OBS: Sem Whatsapp). A iniciativa partiu do próprio dono do estabelecimento, que diz ter se cansado de funcionárias que utilizavam o aplicativo e passavam mais tempo conversando do que trabalhando.

O problema teria sido a queda em até 40% na produtividade dos empregados. A ideia de contratar apenas mulheres que não tenham o Whatsapp instalado é evitar que o celular seja utilizado no horário de trabalho e desvie o foco das vendedoras. A curiosa exigência acabou virando motivo de piada na cidade, com inúmeras pessoas parando para tirar foto da placa.

A advogada Catarina Medeiros aponta que os empregadores possuem poder diretivo e podem regular e fiscalizar as atividades no ambiente de trabalho. "Desde que direitos como honra, intimidade e privacidade sejam respeitados, esse tipo de exigência não é ilegal, pois visa garantir a efetividade do trabalhador", afirma. 

Cada vez mais as empresas pernambucanas estão preocupadas com a orientação sobre os comportamentos dos profissionais, o cuidado com a imagem e com a sua exposição nas redes sociais. A pesquisa Termômetro AgilisRH, sondagem feita com 85 sócios, gestores e profissionais de RH, apontou que as companhias já têm um código de conduta para orientar seus profissionais em 61% dos casos.

Fonte: pernambuco.com/Foto: Reprodução Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário