domingo, 30 de novembro de 2014

Festa do Morro começa neste sábado

Até o dia 8 de dezembro, 56 missas vão mobilizar fiéis à Zona Norte do Recife

 

Começa, neste sábado (29), na Zona Norte do Recife, a 110ª Festa de Nossa Senhora da Conceição. O evento será aberto com uma procissão do Sítio da Trindade até o Morro da Conceição. Até o dia 8 de dezembro, dia da santa, diversas celebrações, atividades e shows vão marcar as festividades.

A procissão de abertura terá concentração às 17h. O andor sairá uma hora depois, passando pela Estrada do Arraial, pelas ruas Padre Lemos e Pedro Alain e pelo Largo Dom Luiz, até chegar à praça da Conceição, onde o padre José Roberto França, pároco local, fará uma missa campal. Haverá ainda show da cantora Elba Ramalho, às 20h30.

Com o tema ‘“Maria, Mãe Imaculada”, a Festa do Morro contará com 56 missas. Este ano, comemoram-se 160 anos do Dogma da Imaculada Conceição, que foi proclamado pelo Papa Pio XI no ano de 1854. Por essa razão, a paróquia lançou 160 quadros exclusivos e homenageará, neste domingo (30), 160 mulheres que foram batizadas com nomes de Maria da Conceição, Conceição de Maria ou Imaculada Conceição.
 

 Em memória ao escritor Ariano Suassuna, falecido em julho, e ao ex-governador Eduardo Campos, ao jornalista Carlos Percol, ao fotógrafo Alexandre Severo, ao cinegrafista Marcelo Lyra e às demais vítimas do acidente aéreo ocorrido em agosto deste ano, a paróquia realizará uma missa especial, na segunda-feira (1º), às 19h.

Trânsito
 

A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) mobilizará 550 agentes para o trabalho de fiscalização e operação de tráfego no entorno do morro. Haverá bloqueios, a partir deste sábado, entre 17h e 1h, nos cruzamentos do Largo Dom Luiz com a avenida Norte e com a rua Dois de Fevereiro, e nas esquinas da Ladeira do Morro com a avenida Norte. A partir das 17h do dia 7, as interdições passarão a ser contínuas e os bloqueios só serão desfeitos à 1h do dia 10, após o término da festa.

Durante as procissões da Bandeira e de encerramento, realizadas no dia 29 de novembro e 8 de dezembro, respectivamente, haverá bloqueios itinerantes. Dezesseis batedores vão acompanhar os fiéis em cada ocasião. A Guarda Municipal do Recife (GMR) também estará atenta e contará com a atuação de 270 profissionais para fiscalizar o comércio informal, a poluição sonora e depredações ao patrimônio.

Ônibus
 

O Grande Recife Consórcio de Transporte reforçará nove linhas que atendem às proximidades do Morro, nos primeiros dias da festa. Ao todo, 160 veículos vão realizar 1.432 viagens, ou seja, 29 ônibus e 181 viagens a mais do que um fim de semana normal. Durante a semana, o reforço será apenas nas linhas 612 – Morro da Conceição e 640 – Guapiraba/Derby. Elas realizarão um total de 13 viagens a mais por dia.

Além disso, o terminal da linha 612 – Morro da Conceição será remanejado provisoriamente, a partir das 16h deste sábado, para a rua Pedro Allain, no bairro de Casa Amarela. A mudança permanecerá durante o período em que as vias de acesso ao morro estiverem fechadas. Para os dias 6, 7 e 8 de dezembro, o Grande Recife está organizando um esquema mais amplo.
 
Controle Urbano

Um total de 360 equipamentos comerciais estão autorizados a funcionar no entorno da festa. Todos eles serão divididos entre alimentação, brinquedos e parques, artigos religiosos e serviços diversos. Nas ruas Eugênio Samico e Oscar de Barros, o passeio será reservado para a montagem de brinquedos infláveis e parques de diversão. Artigos religiosos, como velas e santinhos, serão comercializados no Largo Dom Luiz.

Fonte: FolhaPE/ Foto: Leo Motta

Nenhum comentário:

Postar um comentário