quarta-feira, 1 de outubro de 2014

IGARASSU: Ex-prefeito Gesimário Baracho (PT) tem suas contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas e pela Câmara Municipal de Vereadores

Os Vereadores Paulo Uchôa (PDT) e Aristóteles (PSB) impulsionaram a decisão pela reprovação das Contas.

Paulo Uchôa (PDT) (E) e Aristóteles (PSB) (D), usam a Tribuna para justificar seus votos pela rejeição das Contas
Após apreciação das contas do governo do Ex-prefeito de Igarassu, Sr. Gesimário Pessoa Baracho, referentes ao exercício financeiro do ano de 2011, o Tribunal de Contas do Estado, por unanimidade, em sessão ordinária de 27 de maio de 2014, decidiu por rejeitar as referidas contas, por constatar irregularidades desconformes com as leis de responsabilidade fiscal.

Não havendo manifestação de defesa por parte do maior interessado, que de próprio punho assinou o aviso de recebimento da notificação, deixando transcorrer o prazo legal para se defender, o TCE encaminhou para a Câmara Municipal de Vereadores de Igarassu, o Relatório da auditoria e Parecer recomendando ao Legislativo Municipal a rejeição das citadas Contas.

A leitura do parecer do TCE fora feita pelo Presidente da Câmara, Exmoº  Sr. Vereador Ademar Soares de Barros (PDT), no último dia 9 de setembro. E segundo o mesmo, diz a Lei Orgânica que no presente caso, deve-se oficializar notificação ao ex-prefeito concedendo-lhe o prazo de dez dias para apresentar defesa oral ou por escrito. Assim foi feito, mas o Sr. Gesimário solicitou a prorrogação do prazo por mais dez dias, e a Câmara acatou o pedido. Ficando então para o último dia 30/9, a apresentação da defesa e julgamento dos parlamentares.

O Ex-prefeito não compareceu nem fez presente à Sessão ninguém que o representasse. Mas encaminhou uma defesa por escrito. E no mesmo texto, o Sr. Gesimário dizia que por se encontrar enfermo no exercício de seu mandato em 2011, muito não pôde estar presente nas decisões administrativas do Município. Mas que poderia, caso o Legislativo Municipal aceitasse seu pedido em solicitasse do Tribunal de Contas uma nova perícia das contas, ele poderia apresentar objetiva defesa naquilo em que havia sido reprovado pelo TCE.

O Vereador Professor Helmilton (PCdoB), pediu que seus pares, assim como ele, atendessem ao apelo do Ex-prefeito, já que o mesmo de fato estava enfermo no período analisado, e que como ele diz que poderia apresentar provas da legalidade de sua gestão em 2011, seria uma injustiça não conceder o direito de defesa a quem o pede. E reiterou dizendo que só poderia entender os colegas, caso não aceitando tão simples pedido, como uma postura meramente política.

No entanto, capitaneados pelos Vereadores Paulo Uchôa (PDT) e Aristóteles (PSB), o pedido do colega não foi aceito pela maioria dos parlamentares. Alegando-se que o Ex-prefeito teve muito tempo para apresentar sua defesa. “Gesimário não teve a mínima consideração pelo Legislativo. Que nem mesmo compareceu ou se fez representar neste momento importante”. – Disse o Vereador Aristóteles. E reforçado pelos vereadores Paulo e Afonso, a decisão de reprovar as contas, segundo eles, não se tratava de uma questão política.

Antes da votação, o Presidente da Casa pediu que os vereadores refletissem sobre a grande responsabilidade que têm nas mãos. Pois julgar não é tarefa fácil. E que é preciso total imparcialidade e isenção de emoção.

Posto em votação aberta, as contas foram então votadas e reprovadas.
Votos pela recomendação do TCE em rejeitar as Contas: Aristóteles (PSB), Paulo Uchôa (PDT), Afonso Gui (PSB), Izaque Leite (PTB), Siqueira da Areia (PSL) e Irapuan Ramos (PRTB). Voto contra a recomendação do TCE: Professor Helmilton (PCdoB). Abstenções: Maria dos Prazeres (PT) e Romário Xavier (PV). Faltaram à Sessão com justificativa: Edinho Martins (PMN), Maguila (DEM) e Erica Uchôa (PTB).

Concluído este processo, o Sr. Gesimário Baracho terá agora que responder na Justiça ações cíveis e penais que se façam necessárias contra ele. O que pode atrapalhar seus planos de uma possível candidatura nas próximas eleições de 2016.
Por Marcelo Santana/Jornal PE da Gente/Fotos: Marcelo Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário