sexta-feira, 19 de setembro de 2014

IGARASSU: Centro de Artes e Cultura é reinaugurado após reforma. E traz em seu novo nome, uma justa homenagem àquele que até hoje, ninguém fez mais pela arte e cultura local: Chefe Narciso



Desde que passou a ser utilizado como Centro de Artes e Cultura de Igarassu, o antigo prédio do Mercado Público Municipal, ainda não havia passado por uma ampla reforma. O que possibilita artistas e grupos culturais terem um espaço público para fazerem seus ensaios e apresentações. Como também mostras de arte, vernissages, exposições, festivais e tantas outras formas de explorar esse espaço do povo. Pelo menos é o que se espera, uma vez que antes era subutilizado para reuniões diversas da administração pública, que ia de reuniões várias até festas de aniversário.

Além da reforma na iluminação, piso, pintura, camarins, banheiros e a troca das velhas cadeiras por 150 outras novas e acolchoadas, fora finalmente construído um palco, reformada a fachada, buscando aproximar-se da forma original, rampa de acessibilidade e a colocação de bancos de jardim, postes e um calçadão com pedras de cerâmica rústica. Uma boa iniciativa da atual gestão municipal.

No entanto, um fato faz com que a reinauguração do Centro de Artes e Cultura de Igarassu fique registrado como mais valoroso: seu novo nome. “Centro de Artes e Cultura de Igarassu, Mestre (Chefe) Narciso Félix de Araújo.

A troca do nome do referido Prédio, antes Pintor Manoel Bandeira, foi uma justa homenagem proposta pelo Grupo de Escoteiros de Igarassu, prontamente aceita pelo Prefeito da Cidade, Mário Ricardo, que também participou desse Grupo quando adolescente.

Chefe Narciso foi e ainda é a pessoa que mais contribuiu para a arte e cultura desta Cidade. Como também a pessoa que mais tem serviços relevantes prestados à juventude. Sendo o grande líder do Movimento Escoteiro na Cidade (de onde vem o nome “chefe”); fundador do 1º Grupo de Teatro do Município (Azerutan); Fundador do Coral Collorarium; Professor de Prodiarte da Escola Stos. Cosme e Damião; Professor de Desenho, Pintura e talha; Primeiro a trabalhar a cultura da reciclagem; Design das mais belas decorações de rua dos carnavais de Igarassu; Um dos criadores da antiga Festa do Coco, e tantos outros ofícios que o Chefe, Mestre, Professor, Irmão, Pai e Amigo Narciso desenvolveu e contribuiu com a juventude de Igarassu por meio da arte e da cultura.

A solenidade de reinauguração do Centro de Artes aconteceu na manhã desta sexta (19), na Praça de São Sebastião. E contou com a participação do Prefeito Mário Ricardo, Presidente da Câmara, Ademar de Barros, Secretário interino de Turismo, Cultura e Esportes, Charles Roger, do representante do Grupo Escoteiro Narciso Félix, Maurinaldo Moura, da Irmã do Chefe Narciso, Terezinha, e várias autoridades municipais.

Por Marcelo Santana/Jornal PE da Gente/Foto: Reprodução Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário