domingo, 14 de setembro de 2014

CANDEIAS: areia some da praia após obra de engorda

Trabalho começou em 2013 e custou mais de R$ 40 milhões.


Moradores de Candeias, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, estão revoltados com a obra de engorda da praia. A areia está sumindo e o mar voltou a ameaçar as casas e os prédios em alguns trechos da orla.

O trabalho de engorda começou em fevereiro de 2013, mas a areia já foi embora com a força do mar que não para de avançar. Moradores já estão se sentindo ameaçados.

O servidor público José Santana conta que há pouco tempo ele passeava pela praia e o cenário de destruição estava coberto pela areia da engorda, mas agora foi tudo por água abaixo. “A minha alegria durou pouco. Comprei barco, jet-ski para botar aqui, e a gente ficou boiando. É complicado”, lamentou.

Em outro trecho,  a areia colocada ajudou a formar uma imensa lagoa entre o calçadão e a praia. Os moradores estão revoltados e, em protesto, colocaram uma faixa informando que a população não quer um “pântano” perto de casa.

A Prefeitura de Jaboatão promete resolver o que não deu certo na obra de mais de R$ 40 milhões, fazendo seis pontos de contenção pela orla até o fim do ano que vem. “Era previsível que, em uma extensão de 5,8 quilômetros, viessem ocorrer alguns pontos de fuga pelo próprio tamanho da obra. Vamos retirar areia da foz do rio [Jaboatão], que parte dela fugiu para lá, e recolocar nesse trecho [com problema], que é pequeno, cerca de 800 metros”, diz secretário de Pavimentação e Drenagem de Jaboatão, Roberto Rocha.

Fonte: G1PE/Foto: Imagem reprodução vídeo TV Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário