sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Vacina contra hepatite A começa a ser aplicada no Recife

Unidades públicas da capital iniciam a prevenção com crianças de 12 meses até menores de 2 anos. Meta é atingir 22.538 meninos e meninas

 

 A imunização contra a hepatite A começa nesta sexta (1º) nas unidades de saúde pública do Recife. A vacina passou a integrar o calendário nacional de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) e este mês o Estado distribuiu os lotes da substância.

A prevenção é destinada a crianças de 12 meses até menores de 2 anos (um ano, 11 meses e 29 dias) e não há restrição para receber a vacina. A meta da Secretaria de Saúde do município é atingir 95% do público alvo, que é de 22.538. Na capital pernambucana, as vacinas estarão disponíveis Unidades de Saúde da Família (USF), Unidades Básicas e Policlínicas. “Será aplicada, no primeiro momento, em dose única, que garante uma longa proteção ao indivíduo. Mas o Ministério da Saúde vai continuar monitorando as pessoas que foram imunizadas, para fazer qualquer alteração, caso seja necessário”, explicou Elizabeth Azoubel, coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Recife

Em todo o Estado, 140,3 mil meninos e meninas devem ser imunizados anualmente. A vacinação pode reduzir em 64% no número de casos e em 59% no número de mortes provocadas pela doença.

No mundo 1,4 milhão de pessoas são infectadas anualmente pelo vírus. Em Pernambuco a hepatite A foi notificada em 218 casos em 2013 e já foram confirmados 117.

O vírus da hepatite A, que provoca inflamação no fígado, é transmitido por via oral-fecal de uma pessoa infectada para outra ou através de alimentos e água contaminada. A doença pode ser sintomática ou assintomática. Entre algumas reações comuns estão vômito, diarréia, dor abdominal e febre.

Não há um tratamento específico para a patologia, apenas são recomendados cuidados nutricionais e hidratação. O paciente que foi infectado uma vez pelo vírus, não volta a desenvolver o mal.

MAIS VACINAS
- A Campanha Nacional Contra Pólio e Sarampo acontecerá entre os dias 8 e 28 de novembro. Crianças de 6 meses até menos de 5 anos deverão ser imunizadas contra a pólio; e crianças de um ano até menos de 5 anos deverão receber a vacina contra o sarampo.

Fonte: JCOnline/Foto: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário