sábado, 23 de agosto de 2014

Assembleia Legislativa lembra 110 anos da Festa de Nossa Senhora da Conceição

Os 110 anos da chegada da imagem de Nossa Senhora da Conceição ao Recife foram lembrados no Plenário da Assembleia, na manhã desta quinta (21 de agosto), por iniciativa da deputada Terezinha Nunes, do PSDB. O fato originou a tradicional Festa do Morro da Conceição, comemorada aos pés da santa, na Zona Norte do Recife, e considerada a maior expressão da religiosidade cristã católica de Pernambuco. A celebração ocorre todos os anos, entre 29 de novembro e oito de dezembro.
 

O Grande Expediente Especial foi presidido pelo deputado Zé Maurício, do PP. Ele afirmou que a reverência a Nossa Senhora da Conceição é uma grande manifestação de fé, reunindo milhares de devotos que seguem uma tradição firmada há mais de um século. O parlamentar lembrou que a imagem, que possui mais de cinco metros de altura, foi trazida da França.
 

Terezinha Nunes recordou que a estátua de Maria chegou de navio ao Recife, em 1904, por iniciativa do bispo dom Luís Raimundo e Brito. O objetivo da iniciativa era lembrar os 50 anos da proclamação do Dogma da Imaculada Conceição. Depois de chegar ao Porto do Recife, a imagem seguiu de trem na via férrea onde hoje está localizada a Avenida Norte, e foi conduzida ao alto do morro nos braços de populares.
 

A deputada ressaltou que o cenário da devoção a Nossa Senhora é um território pobre, mas que se destaca pela organização e não vive sob a dominação das drogas e da violência. // Para Terezinha, a ida da imagem para a comunidade da Zona Norte praticamente garantiu a presença do Estado no local.
 

O padre José Roberto da Silva França, responsável pela paróquia da comunidade do Morro da Conceição, recebeu uma placa comemorativa das mãos da deputada, e agradeceu a homenagem da Assembleia.// Ele destacou que a Festa do Morro da Conceição é considerada o maior evento católico do Estado.
 

O bispo emérito de Palmares, dom Genival Saraiva, participou do ato representando o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido. Ele prestou homenagem ao ex-governador Eduardo Campos, lembrando que o político era devoto da santa. (A.M.) 

Fonte: ALEPE Notícias/Foto: Flora Pimentel

Nenhum comentário:

Postar um comentário