domingo, 17 de agosto de 2014

Amor e respeito a um de seus grandes líderes

População abraçou Eduardo e toda a família Campos no decorrer do cortejo que levou o corpo do ex-governador ao Palácio do Campo das Princesas

 

O guerreiro povo brasileiro. Por onde o cortejo com o corpo do ex-governador Eduardo Campos e seus assessores passava, as palmas davam o tom da reverência e do respeito de uma gente ao seu representante. No caminhão do Corpo de Bombeiros, ao lado do caixão, Maria Eduarda, João e Pedro cerravam os punhos e se juntavam ao coro que vinha das ruas. Em seus olhos, ainda vermelhos diante do cansaço traumático, havia um brilho. O reconhecimento que vinha das ruas parecia impactá-los como um abraço. A serenidade surpreendia. Embaixo, nas ruas, pessoas de todas as idades se misturavam entre o bater das palmas e o enxugar das lágrimas. Em presença, o líder se foi, mas a história já eternizou Eduardo Campos numa lembrança viva dos pernambucanos.

“É maior que a surpresa da morte, porque representa muito mais tristeza pela forma como se deu. Ele representava a minha esperança de mudança e transformação”, afirmou o médico Demétrius Montenegro, 42 anos, que aguardava a passagem do cortejo na avenida Visconde de Albuquerque, na Madalena. Ao seu lado, familiares não contiveram as lágrimas. De olhos fechados, estava claro que os pensamentos não aceitavam a forma trágica e repentina que vitimou Eduardo Campos. As bandeiras de Pernambuco e do Brasil também serviram para enxugar lágrimas.

Já era domingo, mas o último adeus precisava ser dado. “Ele era um homem com ideias e de braço forte. Poderia fazer muito pelo País”, afirmou o italiano Guillianno Riveira, 72, que saiu da sua casa no bairro do Derby. Ele e tantos outros estavam na avenida Norte Miguel Arraes de Alencar – nome do avô de Campos, que faleceu no mesmo dia do neto, nove anos antes.

Já nas proximidades do Palácio do Campo das Princesas, local do velório, a Cavalaria se juntou ao carro que carregava o caixão e deu a tônica. Maria Eduarda, João e Pedro continuavam ecoando o coro popular. Na cabine do carro, Renata Campos estava com José, ou Zé, como é carinhosamente chamado seu quarto filho. Tão novo, o menino olhava por entre a janela do veículo, acompanhando com os olhos a efervescência que vinha das ruas. A lucidez relatada nos últimos dias de Renata Campos se manteve. Quanto mais o cortejo se aproximava do seu destino, mais as pessoas se emocionavam. De dentro do carro, a primeira dama sorriu, agradeceu.

Em frente ao Palácio, uma multidão esperava com faixas, cartazes, velas e calor humano. Eduardo Campos estava sendo abraçado pelo seu povo. Talvez o resto do Brasil possa não entender a representação de Eduardo Campos para Pernambuco. Não se trata, apenas, da morte de um político. O Estado não perdeu um ex-governador, mas sim um líder e um representante do seu povo. A dor da despedida era uma resposta do povo. Não, Eduardo, Pernambuco não desistiu do Brasil.

Fonte: FolhaPE/Foto: Leo Motta

Nenhum comentário:

Postar um comentário