sexta-feira, 25 de julho de 2014

Um realista esperançoso

Dizem que o Brasil é um país de terceiro mundo, do futebol falido, de praia e carnaval, todavia, aqueles que falam mal desta terra não conhecem o que há de melhor em seu solo, o povo brasileiro. Somos nação criança que cheia de esperança, às vezes, peca por medo de errar ou erra tentando acertar. Temos muitos problemas sim, mas temos um povo que ninguém viu igual. Esta é a terra de Carlos Drummond de Andrade, Tarsila do Amaral, Ayrton Senna, Elis Regina, e em especial de um realista esperançoso que nos convida a sonhar de amar e a amar sonhando em cada um de seus versos.

    Nascido na Paraíba e acolhido por Pernambuco, Ariano Suassuna, o esporte fino do Brasil, é a prova que esta terra não só tem palmeiras onde canta o sabiá. Mas também que as sementes desse chão são fortes e seus frutos durarão a eternidade. Com seu amor pela literatura o rubro-negro mais famoso do país, contou ao mundo como é a sua terra em detalhes, verso e prosa, e encantou a todos com rica simplicidade e orgulho de ser nordestino.

Você prezado amigo, tem orgulho de ser nordestino e brasileiro?

  - Hoje à noite, na paróquia de Taperoá vai passar a Paixão de Cristo, o filme mais arretado do mundo e se não for eu cegue. (em o Auto da Compadecida) Ainda grita o João Grillo, nas ruas da Paraíba e nos ouvidos dos seus amigos, irmãos, brasileiros mil.

    Ah, Ariano tu bem sabias o quanto é dura à tarefa de viver, e teus textos nos aliava o caminhar na dura estrada do existir. E agora, sem teu bom humor o fascínio da vida silencia, porém tuas sementes já dão frutos no canteiro do coração de cada um que acolheu tuas palavras esperançosas e realistas. Vamos a cavalo e a galope sorrindo e chorando não trocaremos o “oxente” e nem o “vissí”, mas queira nos perdoar já usamos o “ok”, não magoe não vissí? Prometemos usar o “ok”, vez em quando.

   Com sabedoria disse o mestre da cultura popular, que é muito difícil você vencer a injustiça secular, que dilacera o Brasil em dois países distintos: o país dos privilegiados e o país dos despossuídos.

    O país esta dividido, mas ninguém nos separou de Ariano Suassuna e de suas palavras de coragem e poesia, o gênio não morreu apenas mudou de constelação e lá do espaço que é todo seu ele verá a vida com outros olhos e, como homem cheio de esperança descobrirá que a vida continua repleta de poesia, prosa e canção para recomeçar sempre mais linda e viva. 

Não sou nem otimista, nem pessimista”. Os otimistas são ingênuos, e os pessimistas amargos. Sou um realista esperançoso. Sou um homem da esperança. Sei que é para um futuro muito longínquo. Sonho com o dia em que o sol de Deus vai espalhar justiça pelo mundo todo. Ariano Suassuna.

Partilhamos da tua esperança e desejamos que, o sol de Deus ilumine o teu caminho.

Por Jackslene Silva/Jornal PE da Gente/Foto: Reprodução Internet




Nenhum comentário:

Postar um comentário