quinta-feira, 24 de julho de 2014

Missa do Vaqueiro segue até domingo misturando tradição e fé

Evento acontece em Serrita, no Sertão do Estado, e também contará com shows

 




Começou, nesta quinta-feira (24), a 44ª edição da Missa do Vaqueiro. O evento gratuito, que segue até o próximo domingo (27), em Serrita, no Sertão do Estado, terá como ápice a celebração da cerimônia religiosa em homenagem ao vaqueiro Raimundo Jacó. Até lá, entretanto, shows profanos vão animar o público, com nomes como Gabriel Diniz, Josildo Sá, Quinteto Violado, Dorgival Dantas, Sela Rasgada e Coral Aboios, além de vaquejadas, feirinhas e pegas de boi.

A Missa do Vaqueiro, realizada anualmente no quarto domingo de julho, tem em suas origens uma história de Raimundo Jacó, um vaqueiro habilidoso na arte de aboiar. Reza a lenda que, além de atrair o gado, seu canto provocava a inveja de seus colegas de profissão, fato atribuído à sua morte. A história de coragem se transformou num mito do Sertão e, três anos após o trágico fim, sua vida foi imortalizada pelo canto de Luiz Gonzaga. O Rei do Baião, que era primo de Jacó, transformou “A Morte do Vaqueiro” numa das mais conhecidas e emocionantes canções brasileiras.

O evento contará com um esquema de serviços reforçado. De acordo com a organização da festa, o Corpo de Bombeiros deslocou duas guarnições para Serrita. Além disso, a Polícia Militar vai manter uma viatura 24 horas no local do evento e contará com apoio da Operação Lei Seca para reprimir a mistura de álcool e direção. A Secretaria Estadual de Saúde, por sua vez, disponibilizou duas ambulâncias de plantão.

Esta é a primeira vez que a Missa será realizada após a regulamentação da profissão do vaqueiro, através de lei aprovada em 25 de setembro de 2013. A celebração da cerimônia ficará por conta de Dom Magnus Henrique Lopes, bispo de Salgueiro. O evento é realizado desde 1970. A expectativa é de que 70 mil pessoas passem pelo município até o fim da festa.

Confira a programação completa:

Sexta-feira(25)
Dorgival Dantas, Flávio Leandro, Caninana, Joquinha Gonzaga, Kinho Callou, Bueno Novais e Manoel do Exu
  
Sábado(26)
Coral Aboios, Quinteto Violado, Gabriel Diniz, Sela Rasgada, Fábio e Nando, Danilo Pernambucano e Banda Thempus do Forró

Domingo(27)
Josildo Sá com Quinteto Violado, Flávio Leandro, Pedro Bandeira e Coral Aboios, Ronaldo Aboiador, Fernando Aboiador, Pedro Bandeira (repentista), Chico Justino e Cícero Mendes

- Celebração da Missa do Vaqueiro, presidida pelo Bispo Dom Magnus Henrique Lopes


Fonte: FolhaPE/Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário