quarta-feira, 25 de junho de 2014

ONU premia programa Mãe Coruja Pernambucana nesta quinta-feira

Projeto da Secretaria de Saúde é uma das três iniciativas brasileiras agraciadas

 


A Secretaria Estadual de Saúde (SES) será premiada pela Organização das Nações Unidas (ONU), nesta quinta-feira (26), em um evento em Seul, capital da Coreia do Sul. A congratulação se deve ao programa Mãe Coruja Pernambucana, implantado pela pasta com o objetivo de garantir o acompanhamento das mães desde o período de gestação até após o parto. Outros dois projetos brasileiros também serão agraciados.
O Mãe Coruja Pernambucana foi criado em 2007 com o intuito de assegurar o direito das crianças a um nascimento e um desenvolvimento saudáveis. Hoje, a iniciativa está presente em 105 municípios do Estado e tem 117 mil mulheres e 54 mil crianças cadastradas. Outro reflexo do programa é a redução da mortalidade materna e infantil, assim como o estímulo ao fortalecimento dos vínculos afetivos entre mãe, filho e família.

Além da SES, o Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão e a Secretaria-Geral da Presidência da República também serão premiados, neste caso, pela criação do Fórum Interconselhos, que estimula a participação social no monitoramento dos planos plurianuais (PPAs). Segundo a ONU, no último PPA, foram apresentados 629 projetos da sociedade civil, dos quais 77% foram incorporados integralmente. O fórum é uma forma de a sociedade civil monitorar o cumprimento dos objetivos e metas estabelecidas no PPA.

Também será agraciado o projeto Central do Cidadão, Transparência e Acesso à Informação, uma política de estado no Governo do Rio Grande do Sul. Trata-se de um portal criado para atender às determinações da Lei de Acesso à Informação.

Em todo o mundo, 19 iniciativas de 14 países foram selecionadas por terem se destacado na implementação de soluções inovadoras na prestação de serviços públicos e promoção do desenvolvimento sustentável. Além de projetos brasileiros, há programas oriundos da África do Sul, da Áustria, do Barein, de Camarões, de Cingapura, da Coreia do Sul, de Marrocos, de Omã, da Tailândia, da Turquia e do Uruguai. Junto com a entrega dos prêmios, a ONU vai comemorar o Dia das Nações Unidas para o Serviço Público.

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, explicou que o prêmio destaca contribuições dos funcionários públicos e administradores para a construção de um mundo melhor para todos. “Em um momento de desafios globais complexos e interdependentes, uma governança eficaz e uma administração pública eficiente são fundamentais para cumprir os nossos objetivos de desenvolvimento. Eles também serão vitais para a implementação da agenda de desenvolvimento pós-2015”, disse.

Fonte: FolhaPE/Foto: Divulgação/Secretaria estadual de Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário